Cidadania e Justiça leva crianças de escola pública para conhecer biblioteca estadual
Passeio literário aconteceu na terça-feira (20); cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Cícera Lucimar participaram
Crianças da escola pública conheceram a biblioteca e aprenderam sobre direitos e deveres do cidadão. Foto: Rebecca Bastos
Dos cerca de 30 estudantes que conheceram a Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, na manhã de terça-feira (20), apenas um já havia visitado uma biblioteca antes. “Foi muito legal ver tantos livros juntos em um único lugar. Achei bem legal o passeio e quero voltar outras vezes para passar mais tempo”, contou o pequeno Samuel Silva, de 10 anos, sobre a visita.
Os jovens do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cícera Lucimar andaram pelas instalações da biblioteca estadual e aprenderam lições sobre os direitos e deveres do cidadão, e a preservação do patrimônio público.
A estudante de Biblioteconomia Ariadna da Silva Macena ficou responsável por guiar os jovens durante o ‘Bibliotur’, um projeto cultural desenvolvido pela biblioteca, que conta com o apoio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), eixo de atividades da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
“O intuito deste trabalho é mostrar para as crianças todos os serviços que a biblioteca oferece para a população. Muitas pessoas sequer sabem da existência desse espaço e, ao visitar, acabam se encantando com os livros”, disse Ariadna.

Samuel Silva, de 10 anos, nunca havia visitado uma biblioteca. Foto: Rebecca Bastos
Nova parceria
Segundo a psicopedagoga e servidora do PCJE, Luzia Rodrigues, a Escola Municipal Cícera Lucimar é a mais nova instituição a compor o quadro de colégios contemplados pelas ações do programa.
“Vamos trabalhar em parceria com mais essa escola e esperamos desenvolver diversos projetos com os alunos durante 2018, ano em que vamos tratar sobre a importância da educação na construção de um mundo mais fraterno”, explicou.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Odila Acioli da Silva, o trabalho em conjunto vai contribuir para a formação cidadã dos alunos. “Todos os professores gostaram das propostas de atividades e ficaram empolgados com os projetos desenvolvidos pelo PCJE”, contou.
Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378














