Geral 23/03/2018 - 14:49:02
Servidora Ivana Atanásio conversa com jovens de escolas públicas sobre Estatuto do Idoso
Voluntária do PCJE fez palestra para cerca de 300 estudantes na manhã dessa sexta-feira (23)

Ivana Atanásio ilustrou a explicação sobre o Estatuto do Idoso contando situações reais. Ivana Atanásio ilustrou a explicação sobre o Estatuto do Idoso contando situações reais. Foto: Carolina Amâncio

"Se plantarmos os maus-tratos contra os idosos, será isso que iremos colher no amanhã”. Foi dessa forma que o estudante Samuel Martins resumiu a lição aprendida na palestra intitulada ‘Saber viver é preciso, envelhecer é precioso - conhecendo o Estatuto do Idoso’. A atividade aconteceu na manhã dessa sexta-feira (23), e foi promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), que sediou o encontro.

Além de Samuel, cerca de 300 jovens de escolas públicas da capital participaram da ação de cidadania. Para ele, que aos 16 anos cursa o 3º ano do ensino médio, conhecer os direitos e deveres dos idosos é fundamental para que as pessoas tratem os mais velhos de forma mais justa e solidária. “Temos que respeitar os nossos idosos, valorizar aqueles que tanto se esforçaram para que todos nós chegássemos até aqui”, salientou. 

Samuel Martins, de 16 anos, cursa o 3º ano do ensino médio na escola estadual Professora Anaias de Lima Andrade. Foto: Carolina Amâncio

A palestra foi ministrada pela servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) Ivana Atanásio, voluntária do Projeto Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). Ao tratar dos direitos e deveres das pessoas com mais de 60 anos, Ivana buscou sensibilizar os estudantes para comportamentos nocivos que eles podem ter no convívio familiar ou em sociedade. Ela ilustrou sua fala com exemplos, como o do adolescente que não dá o seu assento no transporte coletivo para o idoso, que tem que fazer toda a viagem em pé. 

“Muitas vezes, os mais jovens por não têm conhecimento sobre os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso. Hoje mostrei para eles quais as prioridades que os idosos têm, bem como toda a grandiosidade do Estatuto tanto para o idoso quanto para a própria sociedade”, explicou. 

O juiz Anderson Passos, coordenador do PCJE, prestigiou o evento. As escolas municipais Professor  Antídio Vieira, localizada no bairro Trapiche da Barra, e Kátia Pimentel  Assunção, no Jacintinho, foram beneficiadas pela ação organizada pelo Cidadania e Justiça. Também participaram da atividade as escolas estaduais  Prof° Eduardo da  Mota Trigueiros, situada no bairro Jatiúca, e Professora Anaias de Lima Andrade, do Vergel do Lago. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378