Esmal lança 2ª edição de 'Adote um idoso' e doa 75 latas de leite para abrigo
Empatia entre gerações e comunicação escrita são incentivadas pela campanha do PCJE, lançada segunda-feira (26)
Maestro José Cícero Tenório, da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, animou o grupo. Foto: Mathilde Van Brussel
Muita poesia e música animaram o Abrigo São Vicente de Paulo, no bairro do Bom Parto, em Maceió, na manhã dessa segunda-feira (26) . A instituição atende a 27 senhores com idades entre 45 e 98 anos, que receberam os estudantes da Escola Municipal Antídio Vieira e da Escola Estadual Mota Trigueiros na festa, que deu início à segunda edição da campanha ‘Adote um Idoso’.
A ação solidária é promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Ela consiste em duas etapas. Na primeira, educadores das escolas envolvidas e também voluntários do Poder Judiciário irão apadrinhar os acolhidos, escrevendo cartas para eles e doando materiais de higiene, limpeza, alimentos. Depois, os idosos poderão expressar como se sentiram com o carinho recebido, também por meio de cartas, que serão redigidas pelos estudantes.

A expectativa para a campanha contagiou também os cerca de 70 adolescentes participantes da campanha. Um deles é Alan Santos da Silva, de 15 anos, que estuda Escola Estadual Mota Trigueiros. “Devemos dar mais atenção para os idosos. Acho que tenho muito a aprender muito eles, já que não tenho muito convívio com pessoas mais velhas na minha família”, disse.
Para o sucesso do lançamento da campanha, o PCJE contou com o apoio de grupos culturais de Maceió, como a Confraria Nós Poetas e o grupo Brincantantes, que levaram poemas e cantigas para os acolhidos e estudantes. A contadora de histórias Mira Dantas e o maestro José Cícero Tenório, da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, também animaram o grupo.

Juiz Anderson Passos acredita que a campanha desenvolve o afeto e a responsabilidade. (Foto: Mathilde Van Brussel)
Voluntariado
Coordenador do PCJE, o juiz Anderson Passos esteve presente no encontro e falou sobre a necessidade de as pessoas se integrarem e disporem de um pouco do seu tempo para ajudar o próximo. “Sabemos que as pessoas que vivem em abrigos, muitas vezes, estão em situação de quase abandono. O que fazemos no PCJE é intermediar o contato entre adolescentes e idosos, procurando criar neles um senso de responsabilidade com outros indivíduos”, sublinhou.
A assistente social Juliana Laís, destacou a necessidade de projetos como o ‘Adote um Idoso’, já que a maior parte dos senhores acolhidos não têm mais o convívio com a família. “É importante que as pessoas venham aqui e que, além de bens materiais, tragam atenção, carinho. Embora tenhamos necessidades financeiras, o que mais pedimos é que os voluntários venham aqui, conversem com essas pessoas, ouçam as suas histórias, ou seja, façam o que o PCJE está promovendo, pois é dessa forma que os idosos se sentem valorizados e acolhidos", enfatizou.
Durante a festa de lançamento da campanha ‘Adote um idoso, o PCJE entregou 75 latas de leite em pó para o abrigo, arrecadadas pela Esmal entre os candidatos do processo seletivo para estágio no TJ/AL nas áreas de Psicologia e Assistência Social. O número do telefone de contato para ajudar aos idosos do São Vicente de Paulo é (82) 3326-2524.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378













