Geral 03/04/2009 - 18:46:57
Presos provisórios: Mendes quer resultados já em 2010


Presidente do STF destaca importância de atuação conjunta entre órgãos para solucionar questão dos presos provisórios Presidente do STF destaca importância de atuação conjunta entre órgãos para solucionar questão dos presos provisórios

     O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, em palestra para desembargadores, magistrados, promotores e servidores do Judiciário alagoano, ressaltou a necessidade de um maior esforço dos órgãos envolvidos com a questão carcerária, no sentido de cumprirem com eficiência os prazos processuais. Segundo o ministro, essa ação será decisiva para reduzir o excesso de prisões provisórias no país e garantir resultados significativos já em 2010.

     “É preciso que compartilhemos os ônus e os bônus dessa tarefa e que assumamos essa responsabilidade”, destacou o ministro-presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     O evento aconteceu na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), nesta sexta-feira (03), durante a visita do presidente do STF a Alagoas, para a inauguração do Projeto Justiça Célere e Humanitária. Entre os temas abordados, a importância dos magistrados na resolução da problemática dos presos provisórios e a inserção de ex-presidiários no mercado de trabalho.

      Durante seu pronunciamento, o ministro Gilmar Mendes disse ainda que os mutirões carcerários podem ser qualificados como “um curso de graduação nas questões penitenciárias” e para que este trabalho possa ter resultados positivos é preciso que o Ministério Público e a Defensoria Pública Estadual atuem em parceria com o Judiciário, para que ninguém permaneça preso indefinidamente, sem denúncia formalizada.

      Após a palestra, os integrantes do pleno do TJ/AL seguiram para um almoço oferecido pelo governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, na sede do Palácio República dos Palmares, juntamente com a comitiva do STF.