Esmal promove palestra em alusão ao Dia Internacional da Família
Cerca de 50 pais participaram de palestra sobre a importância do afeto, nesta terça (7), na Escola Municipal Cícera Lucimar
Assistente social Núcleo de Promoção da Filiação (NPF) , Cristiane Ribeiro, durante palestra. Foto: Rebecca Bastos
Em alusão ao Dia Internacional da Família, celebrado no dia 15 de maio, o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, nesta terça-feira (7), uma palestra com o tema “Deveres dos pais, direitos das crianças: a importância do afeto”. Cerca de 50 pais de estudantes da Escola Municipal Cícera Lucimar, localizada no bairro de Mangabeiras, participaram das atividades coordenadas pela assistente social Cristiane Vieira Ribeiro, do Núcleo de Promoção da Filiação (NPF) do Poder Judiciário de Alagoas.
De acordo com a servidora do PCJE, Ana Valéria Pitta, objetivo da ação é mostrar para os pais a importância do amor, afeto e cuidado na criação dos filhos. “Sabemos que a rotina de muitos pais não é fácil, mas eles precisam ter em mente que eles são responsáveis não apenas financeiramente, mas afetivamente também”, explicou.
Contente por poder participar da palestra, Alex Vital da Silva, de 36 anos, ressaltou a importância de uma relação ativa e da constante participação dos pais na vida das crianças. “É nosso papel acompanhar de perto e dar assistência para que eles possam se tornar adultos educados. É motivo de alegria estar participando dessa atividade e poder colaborar com outros pais”, afirmou.

Alex Vital da Silva, de 36 anos, falou sobre as dificuldades e prazeres da sua rotina como pai (Foto: Rebecca Bastos)
Segundo a assistente social Cristiane Vieira Ribeiro, o encontro foi uma oportunidade para apresentar a rede de instituições, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Conselho Tutelar, que estão à disposição dos pais. “É sempre um prazer sair da instituição e ter um contato direto com a comunidade. Momentos como esse trazem uma resolutividade muito grande porque conseguimos alcançar um grande número de pessoas. Além de nos apresentarmos como parceiros, também falamos com os pais sobre o dever deles de garantir que os filhos possam crescer e se desenvolver”, explicou.
Para Isabel Ferreira, de 35 anos, o encontro foi uma ótima oportunidade para conhecer os pais dos colegas de classe de sua filha, de apenas seis anos, compartilhar informações e sanar dúvidas. “Minha menina acabou de sair da creche, estou me adaptando agora ao colégio e aprendendo sobre como tudo funciona. É muito bom poder ver que outras pessoas também se preocupam e pensam em educar os filhos da melhor maneira para que eles tenham um futuro brilhante, com educação e amor”, afirmou.
Diretora da escola, Severina Valquíria Vitorino da Silva, espera que a palestra aproxime ainda mais os pais e a instituição. “Para garantir que os nossos alunos tenham qualidade de vida, precisamos fortalecer os laços e trabalhar como uma grande equipe. A família faz a parte dela e nós fazemos a nossa”, disse.













