Esmal 21/05/2019 - 13:26:47
‘Intercâmbio Cultural’: PCJE promove atividade educativa para alunos da rede pública
Nessa segunda (20), cerca de 50 crianças participaram de palestra sobre a Bélgica

Marie Bohain e os alunos das Escola Municipal Cícera Lucimar durante atividade realizada nessa segunda (20). Marie Bohain e os alunos das Escola Municipal Cícera Lucimar durante atividade realizada nessa segunda (20). Foto: Rebecca Bastos

Através da campanha ‘Intercâmbio Cultural’, o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) apresentou, nessa segunda-feira (20), um pouco da cultura da Bélgica para cerca de 50 alunos da Escola Municipal Cícera Lucimar. A atividade educativa foi conduzida pela cientista social Marie Bohain, jovem belga que participa voluntariamente de ações promovidas pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

De acordo com a servidora do PCJE, Ana Valéria Pitta, a ideia de organizar o projeto surgiu após a parceria firmada com a Agência do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Valônio no Reino da Bélgica, que permite receber jovens belgas, recém-formados, que chegam ao Brasil para realizar intercâmbio linguístico, cultural e organizacional.

“Os voluntários têm a oportunidade de aprender sobre a nossa cultura e também podem contribuir compartilhando informações sobre o seu país de origem. É uma relação de troca muito positiva e que acrescenta muito ao projeto que já desenvolvemos com os alunos da rede pública de Maceió”, informou Ana Valéria Pitta.

Na oportunidade, Marie Bohain conversou com as estudantes, que cursam o 1° ano do Ensino Fundamental, sobre as diferenças entre o Brasil e a Bélgica, como a comida e o clima, e deu uma pequena aula sobre um dos idiomas oficiais de seu país, a língua francesa.

“Estou gostando muito de trabalhar com a equipe do PCJE porque eu acho fundamental realizar ações educativas com as crianças. É dessa forma que podemos contribuir para uma mudança efetiva em uma sociedade”, disse Marie Bohain.

Encantada com o novo idioma e curiosa para saber mais sobre a Bélgica, Jamile Silva Lima, de 9 anos, afirmou que aprendeu muita coisa interessante. “Eu gostei de tudo, achei muito legal participar da aula com a tia de outro país”, contou.


Jamile Silva Lima, de 9 anos, durante atividade educativa realizada na Escola Municipal Cícera Lucimar. Foto: Rebecca Bastos


Para a professora Karina Barros, a atividade despertou a curiosidade dos alunos e serviu como um incentivo para que eles procurassem mais informações em livros e na internet. “A palestra de hoje serviu para ampliar o horizonte das crianças porque o universo da grande maioria aqui é muito limitado. Ao final da atividade, uma aluna minha foi até a sala e procurou um livro de Geografia para tentar encontrar a Bélgica no mapa. É gratificante ver a alegria deles por entrarem em contato com uma cultura diferente”, afirmou.

Gustavo Lima, de 9 anos, se divertiu muito ao ouvir palavras novas e, até então, totalmente desconhecidas. “A Marie falou várias palavras engraçadas. A que eu mais gostei foi ‘au revoir’ porque parece que está falando ‘eu vou voar’ em português, mas não tem nada a ver”, contou.

Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378