Juíza discute projeto ‘Mãe Consciente’ em audiência na Câmara Municipal de Maceió
Soraya Maranhão destacou a importância do projeto, que começou em União dos Palmares e será expandido para todo o estado, com apoio do Tribunal de Justiça
Juíza apresentou o projeto 'Mãe Consciente' durante audiência pública. Foto: Câmara Municipal de Maceió.
A juíza Soraya Maranhão, da 1ª Vara de União dos Palmares, participou, nesta segunda (27), de audiência pública na Câmara Municipal de Maceió e discutiu o projeto “Mãe Consciente”, que busca orientar mulheres que desejam entregar seus filhos para adoção. A iniciativa começou na comarca e será expandida para todo o estado, com apoio do Tribunal de Justiça (TJAL).
Segundo a magistrada, os casos de adoção irregular em Alagoas são frequentes, daí a importância do Judiciário para que os processos ocorram de maneira legal. O projeto foi lançado na última sexta-feira (24), durante o 8º Encontro Estadual de Adoção, na capital.
“O ‘Mãe Consciente’ visa acolher de forma humanizada a gestante ou a mãe que quer entregar seu filho para adoção, além de resguardar os direitos das crianças e desestimular a prática de adoções irregulares”, explicou a juíza, ressaltando que a entrega voluntária é diferente do abandono. Segundo a magistrada, a entrega voluntária é protegida por lei. A mulher que não quiser ficar com a criança pode entregá-la à Vara da Infância.
Durante a audiência, também foram discutidos temas como adoção tardia e a garantia de proteção integral para crianças e jovens em situação de abandono em Alagoas.
Lara Morais - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240














