Esmal inicia capacitação de magistrados e servidores para docência nas escolas do Judiciário
Em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o curso Formação de Formadores segue até quinta-feira (6)
Juiz Ângelo Vetorrazi ministra aula para servidores e magistrados. Foto: Lucas de França
O curso Formação de Formadores, realizado em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), teve início nesta terça-feira (4), na Escola Superior de Magistratura (Esmal). O treinamento, que está sendo ministrado pelo juiz do Tribunal de Justiça do Ceará, Ângelo Vettorazzi, e pelo pedagogo da escola nacional, Fernando Alves, segue até esta quinta-feira (6) e tem como objetivo a capacitação de magistrados e servidores como docentes nas escolas do Judiciário.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Esmal, Karol Mafra, em 2018, a Enfam publicou uma resolução exigindo que os cursos direcionados aos magistrados do país, devem ser realizados por um docente habilitado pelo curso Formação de Formadores.
“Com essa exigência, o diretor-geral da escola, desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, fez essa solicitação a Enfam para que o curso pudesse ser realizado aqui em Maceió, possibilitando a capacitação do nosso corpo docente para ministrar aulas para os magistrados. Não só dos nossos docentes mas também os de várias escolas aqui do nordeste”, disse Karol Mafra.
Segundo o pedagogo Fernando Alves, é importante que haja a valorização do corpo técnico, porque existem servidores brilhantes, mas que não tem a informação básica para o exercício da docência e acabam sendo pouco aproveitados.
Ingrid Mara, servidora da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul, veio para Alagoas para participar da capacitação. “Estou gostando muito do curso, é a primeira vez que faço e acho de extrema importância tanto para os magistrados como os servidores, porque precisamos estar diariamente fazendo esse engajamento e nos atualizando”, disse.
O curso Formação de Formadores emitirá certificado de 24h para os participantes. A Esmal tem como diretor o desembargador Fábio José Bittencourt Araújo.
Lucas de França - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378













