Esmal inicia capacitação em cálculos e custas processuais
Curso é voltado para servidores que utilizam o sistema SAJ/CTS e segue até esta sexta-feira (5)
Kerlla Márcia ministra aula para os servidores. Curso segue até esta sexta-feira (5). Foto: Lucas de França
A capacitação “Custas e Atualizações de Cálculos” teve início nesta quinta-feira (4), na Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal). Ministrado por Kerlla Márcia Crisostomo Gonzaga, o curso tem como objetivo aprimorar os servidores na realização de cálculos e custas processuais em suas respectivas unidades jurisdicionais, utilizando o sistema SAJ/CTS.
Segundo Kerlla, o servidor realiza cálculos nas custas iniciais, no início do processo, nas custas complementares, quando o valor precisa ser retificado, nas custas de apelação ou recurso e nas custas finais, quando o processo chega ao fim e a sentença já foi julgada.
"Há uma grande demanda com relação as dúvidas mais simples desses cálculos intermediários de custos e muitas vezes, quando o advogado comete um equívoco na emissão do cálculo, pode gerar alguma pendência no sistema e os servidores ficam na dúvida se este cálculo é devido ou não", explicou.
O servidor, Reichardt Sydney, aluno do curso, ressaltou a importância de aprender a realizar esses cálculos. "O curso esclarece mutias questões da rotina do servidor que precisa muito desses conhecimentos pra exercer sua atividade diária. Os cálculos são muito detalhados e exigem uma especialização do servidor, que acaba refletindo na eficiência do Tribunal", falou.
As aulas do curso seguem até esta sexta-feira (5) e ocorrem no laboratório de informática da Esmal, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Lucas de França - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













