TJ de Alagoas compartilha avanços na área de TI
Virtualização e agendamento de videoconferências foram destaque em evento que reuniu, em Maceió, profissionais da área de tecnologia
Presidente Tutmés Airan falou sobre a importância de os Tribunais investirem em tecnologia. Foto: Adeildo Lobo
Experiências do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) na área de tecnologia da informação foram apresentadas durante evento que reuniu profissionais de TI de empresas públicas, em Maceió. A abertura do encontro, nesta quinta-feira (4), contou com a presença do presidente da corte, Tutmés Airan.
“O TJ de Alagoas tem investido cada vez mais em tecnologia da informação. Essa é uma tendência das cortes de Justiça e algo que traz muitos benefícios”, destacou o desembargador.
A virtualização processual e a criação do Simavi - Sistema de Agendamento de Videoconferências foram algumas das experiências compartilhadas pelo diretor de tecnologia do TJAL, José Baptista Neto.
“Desde outubro de 2014 o Tribunal de Justiça de Alagoas não recebe mais processos físicos. A virtualização trouxe mais economicidade e agilidade à prestação jurisdicional”, ressaltou.
Em relação às videoconferências, o diretor afirmou que Alagoas é referência em todo o país. O Simavi, lançado pelo TJAL em 2016 e que permite às unidades judiciárias agendarem audiências virtuais com réus presos, já auxilia as cortes do Ceará, Acre, Amazonas e Rio Grande do Norte.
“Mais de 10.000 audiências já foram marcadas por meio da ferramenta em Alagoas”, destacou José Baptista, que falou ainda sobre o uso do whatsapp como meio de citação e intimação das partes e sobre a Secretaria de Processamento Unificado (SPU), implantada em 2018 para dar cumprimento aos despachos e decisões judiciais no estado.

Diretor José Baptista apresentou os projetos do Tribunal na área de tecnologia da informação. Foto: Adeildo Lobo.
Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240














