TJ discute medidas para acelerar processos de família
Juízes da área estiveram com o presidente Tutmés Airan debatendo ideias como a lotação de conciliadores específicos para as varas de família
Presidente Tutmés Airan em reunião com juízes de família. Foto: Caio Loureiro
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, discutiu com juízes das varas de família de Maceió formas de melhorar a prestação jurisdicional na área. Várias ideias foram debatidas, algumas já estão em andamento e outras serão implantadas em curto prazo.
“A grande novidade foi a ideia de colocar conciliadores vinculados especificamente às varas de família. Eles foram unânimes no sentido de que isso implementaria muito o trabalho. Se der o salto de qualidade que estão dizendo, vale a pena”, salientou o presidente do TJ.
O juiz Wlademir Paes de Lira (26ª Vara Cível da Capital) reconhece que o presidente demonstra sensibilidade com o tema. “Outras medidas estão sendo estudadas, como a transformação do Núcleo de Promoção da Filiação em mais uma Vara. Foi uma reunião extremamente produtiva, e estamos caminhando para otimizar os serviços relativos às varas de família da Capital”.
Entre as ideias levantadas está a instituição de intimação via aplicativo de mensagens (Whatsapp) nessas unidades, e a contratação de psiquiatras para realizar as perícias necessárias em processos de curatela. Foi abordada ainda a utilização dos profissionais de psicologia, assistência social e pedagogia, que já estão sendo selecionados pelo Tribunal.
Participaram da reunião as juízas de família Nirvana Coêlho de Mello (27ª Vara), Maysa Cesário Bezerra (24ª Vara), Olívia Medeiros (23ª Vara) e Ana Florinda Dantas (22ª Vara); e os juízes auxiliares da Presidência Ygor Figueirêdo e Alexandre Lenine.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240













