Esmal leva estudantes ao Memorial Pontes de Miranda, na sede do TRT
Cerca de 50 alunos da rede pública de ensino participaram da atividade, desenvolvida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE)
Estudantes conheceram a história de Pontes de Miranda e da Justiça do Trabalho. Foto: Lara Morais
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) levou, nesta terça-feira (16), alunos da rede pública de ensino ao Memorial Pontes de Miranda, na sede do Tribunal Regional do Trabalho, em Maceió. A ação foi desenvolvida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).
Cerca de 50 estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Edmilson Pontes participaram da atividade e tiveram a oportunidade de conhecer melhor a história da Justiça do Trabalho no Brasil e em Alagoas, além da trajetória do conterrâneo Pontes de Miranda.
Para Ana Valéria, servidora do PCJE, esses momentos são determinantes para a formação dos alunos. “A gente dissemina esse gosto e esse novo olhar para a Justiça do Trabalho, para eles conhecerem e também despertarem essa curiosidade e, quem sabe, a vontade de ingressar na carreira jurídica na área do trabalho”, explicou.
O historiador Osvaldo Filho conduziu a atividade e destacou o contato com a história da Justiça do Trabalho e do jurista Pontes de Miranda. “Conhecer Pontes de Miranda é, antes de tudo, uma aula de cidadania porque quem conhece Pontes de Miranda com certeza vai se preocupar mais com o próximo, com a igualdade, com a liberdade e com a justiça”.
Letícia Souza, de 15 anos, afirmou que o passeio foi proveitoso. “Eu já tinha escutado falar de Pontes de Miranda, mas é sempre bom a gente renovar nossos conhecimentos. Eu quero ser advogada, então agora despertou mais essa vontade”, contou.
Além de visitar o Memorial, os estudantes receberam explicações para entender como funcionam as audiências de conciliação realizadas no TRT.
Lara Morais - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240













