Geral 17/07/2019 - 17:26:43
Tutmés Airan acompanha curso de formação de mediadores e conciliadores na Esmal
Parte teórica da capacitação teve início na segunda (15) e segue até esta sexta-feira (19)

Tutmés Airan conversou com os participantes sobre a importância da mediação e conciliação. Tutmés Airan conversou com os participantes sobre a importância da mediação e conciliação. Foto: Adeildo Lobo
Tutmés Airan acompanha curso de formação de mediadores e conciliadores na Esmal

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, esteve, nesta quarta (17), na Escola Superior da Magistratura (Esmal) para acompanhar a realização de curso voltado para a formação de mediadores e conciliadores judiciais. A parte teórica da capacitação teve início na segunda (15) e segue até sexta-feira (19).

Na avaliação de Tutmés Airan, esses profissionais desempenham papel importante no Judiciário. O desembargador afirmou ainda que os Tribunais precisam fortalecer os métodos alternativos de solução de conflitos. "Os métodos tradicionais já não dão conta do nível de judicialização da sociedade brasileira", disse.

Para o presidente do TJAL, ou o Judiciário se reinventa ou vai viver eternamente em crise. "E uma dessas reinvenções é caminhar para a autocomposição do conflito. Estimular que as pessoas, sob orientação de um mediador ou conciliador, encontrem, elas mesmas, a solução para os seus conflitos".

A ideia, segundo o desembargador, é que os participantes saiam do curso preparados para atuar nos centros de mediação e conciliação de Alagoas. "Estamos investindo muito nessa política e é possível que, até o final do ano, tenhamos cerca de 20 centros de mediação e conciliação e vamos, naturalmente, precisar de mão de obra qualificada".

O curso

O VII curso de capacitação, formação e aperfeiçoamento de conciliadores e mediadores judiciais está sendo realizado na Esmal e tem como objetivo formar novos mediadores e conciliadores de acordo com as diretrizes da resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A capacitação será dividida em duas etapas, sendo uma prática e uma teórica que teve início na segunda-feira (15) e segue até sexta (19). A etapa prática começará no dia 13 de agosto e irá até 15 de janeiro de 2020.

Edições do curso também ocorrerão em Arapiraca e Palmeira dos Índios. A Esmal é a única instituição do estado habilitada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para oferecer a capacitação.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240