PCJE promove palestra sobre bullying para estudantes da rede pública
Evento para cerca de 50 alunos foi conduzido pelo secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), Hamilton Azevedo
Hamilton Azevedo conversou com os estudantes sobre as consequências do bullying. Foto: Thaynara Monteiro
O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, nesta terça-feira (23), palestra sobre bullying para cerca de 50 alunos do 1º ano da Escola Estadual Princesa Isabel. O objetivo foi conscientizar os estudantes sobre o tema.
Segundo o palestrante e secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude de Alagoas (CEIJ), Hamilton Azevedo, o bullying não se restringe às escolas, mas tem uma presença muito grande no ambiente educacional.
“O bullying pode ser evitado, porque ele tem trazido consequências muito graves na vida desses jovens. Muitos precisam de acompanhamento psicológico, e nem todos têm condições”, afirmou.
A servidora e integrante do PCJE, Conceição Marques, explicou que o acompanhamento dos jovens é importante para diminuir os casos. “Nós incentivamos que sejam feitas rodas de leitura, conversas e debates com esses estudantes, que eles conversem em casa sobre isso com a família, porque às vezes eles se calam muito. Quem sofre o bullying sofre sozinho, e isso tem consequências sérias, como casos de automutilação ou até tentativa de suicídio”.
A escola recebeu a palestra do PCJE pela primeira vez. Segundo a articuladora de ensino da instituição, Jane Rose Mendes, já é feito um trabalho de acompanhamento com os alunos, onde um professor tenta ver e solucionar toda a problemática que acontece na sala por meio de atividades.
Na opinião do estudante Ramon Silva, de 15 anos, discutir o assunto é fundamental. “Eu vejo muitos casos de bullying acontecendo e vejo que isso machuca muitas pessoas”, disse.
Para Victória Araújo, de 16 anos, é importante intervir em casos de bullying. “Temos que ter consciência de que determinada atitude pode machucar”. O PCJE é um programa da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Thaynara Monteiro - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240














