Estudantes da rede pública concluem curso sobre resolução de conflitos
Alunos participaram da última aula da capacitação nessa quarta-feira (31); Ação foi promovida pela Esmal, através do PCJE
Alunos simulando uma resolução de conflito. Foto: Lucas de França.
Estudantes de escolas públicas de Maceió participaram, nessa quarta-feira (31), da última aula do curso sobre mediação de conflitos, realizado na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A qualificação faz parte do projeto de implementação da prática restaurativa no ambiente escolar, desenvolvido com as instituições contempladas pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).
Durante curso, os alunos tiveram aulas ministradas pela conciliadora e mediadora formada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Moacyra Rocha, onde aprenderam técnicas de como mediar conflitos no meio escolar. “Pra mim foi uma coisa totalmente diferente, é a primeira vez que eu trabalho com tantas crianças ao mesmo tempo e tenho a certeza que os momentos que tivemos aqui vão fazer uma diferença enorme na vida deles”, disse a mediadora.
Segundo Moacyra, se as crianças continuarem a praticar o que aprenderam no curso, elas irão ajudar as escolar a saírem desse panorama de violência em que se encontram.
Gladyson Gabriel, aluno da Escola Estadual Professora Maria das Graças de Sá Teixeira, disse o que achou da atividade. “Sinceramente, eu adorei. Vai fazer muita diferença pra mim. No dia a dia, assim que eu puder, vou ajudar a resolver os conflitos. O curso é muito importante porque resolver o problema já é a melhor coisa", contou.
A pedagoga da Esmal Luzia Rodrigues ressaltou a importância da capacitação para os alunos. “Nós iniciamos esse projeto em 2017 com os profissionais de todas as escolas e, com o passar do tempo, sentimos a necessidade de ter o envolvimento dos alunos. Esses alunos que receberem a capacitação vão ser multiplicadores dentro das escolas, fazendo a mediação”, afirmou.
Posteriormente os alunos receberão o certificado do curso e estarão regularizados para atuar como mediadores dentro de suas escolas. Todos os alunos e professores capacitados pelo curso terão ainda uma cartilha digital com informações básicas para auxiliá-los nas mediações.
Lucas de França - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378













