PCJE promove interação entre gerações no projeto ‘Adote um idoso’
Alunos da rede pública visitaram abrigo São Vicente de Paulo, leram cartas enviadas por padrinhos e entregaram presentes
Estudante lê carta para idoso durante visita a abrigo. Foto: Lucas de França.
Em mais uma edição da campanha "Adote um idoso", a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), levou nessa quinta-feira (1°), estudantes da rede pública para uma visita ao Abrigo São Vicente de Paulo, no bairro Bom Parto. Os alunos da Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros e da Escola Municipal Antídio Vieira tiveram a oportunidade de conversar e brincar com os idosos do abrigo.
“Nós temos aqui essas duas gerações diferentes para trabalhar o respeito, a solidariedade, o carinho. Então, os estudantes vão ver que aqui é um local em que eles podem ter essa vivência com os idosos e ajudá-los como seres humanos”, afirmou a pedagoga da Esmal, Luzia Rodrigues.
Na ocasião, os alunos leram cartas enviadas por padrinhos e entregaram presentes aos idosos. Heinz Friedrich, de 94 anos, mora no abrigo há um ano e meio e disse o que achou da visita. “É sempre bom quando as crianças vêm nos visitar, conversar com eles faz muito bem para a gente”, contou.
A biblioteca da Esmal também participou do encontro com a leitura de trechos de livros para os idosos, parte do projeto “Do Direito à Literatura”, que tem como objetivo fomentar o acesso à literatura e estimular o hábito da leitura. Segundo Mirian Alves, diretora da biblioteca da Esmal, a ideia é levar uma biblioteca itinerante para uma instituição diferente em cada mês.
A campanha ‘Adote um idoso’ tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita entre os jovens, além de promover o afeto e a interação entre gerações. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e o PCJE.
Lucas de França - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378














