Esmal 02/08/2019 - 18:22:56
Esmal participa de seminário sobre gestão escolar
Juiz Anderson Passos e servidores do PCJE palestraram sobre a importância da mediação de conflitos dentro das instituições de ensino

Juiz Anderson Passos palestrando para gestores escolares e estudantes. Juiz Anderson Passos palestrando para gestores escolares e estudantes. Foto: Lucas de França.

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), através do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), participou da II Semana de Gestão Escolar, na última terça-feira (30). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem como objetivo capacitar gestores das escolas para o exercício da função. A capacitação teve início na segunda-feira (29) e terminou nesta sexta-feira (2), no hotel Jatiúca.

“Nós fomos convidados aqui pelo PNUD pra falar sobre o nosso papel aqui no estado de Alagoas como uma instituição que participa das atividades nas escolas, promovendo a mediação e a solução de conflitos. Estamos apresentando o PCJE, as nossas atividades e os resultados que atingimos”, afirmou o juiz Anderson Passos, coordenador do programa.

A Esmal participou com palestras no painel “Enfrentamento de Conflitos que influenciam o Clima Escolar”, que teve como participantes os juízes Anderson Passos e Cláudio José Gomes, coordenador de Constelação e Direito Sistêmico do Nupemec, e Rita Ippolito, coordenadora-geral do projeto Semed/PNUD, responsável pelo evento.

No painel, os palestrantes falaram sobre a importância da conciliação e da mediação dentro das instituições de ensino. “A solução desses conflitos nas escolas, através dos próprios alunos, é algo que é muito mais simples de se fazer e evita que isso se desenvolva para situações mais complexas”, disse o juiz Anderson Passos.

Já no painel “Projeto Cidadania e Justiça nas Escolas: a importância da formação de mediação para alunos, professores e diretores”, a pedagoga Luzia Rodrigues apresentou todos os detalhes e escolas contempladas pelo projeto da Esmal.

Em seguida, estudantes da Escola Municipal Tradutor João Sampaio simularam uma mediação de conflito dentro da escola. Para Moacyra Rocha, que ministrou o curso de mediadores na Esmal, é gratificante ver crianças entenderem o que é mediação, se colocando no lugar do outro e desejando uma vida melhor.


Lucas de França - Esmal
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378