Geral 08/08/2019 - 18:53:43
Agosto Lilás: aplicativo de transporte voltado para mulheres é apresentado ao TJAL
Coordenadoria da Mulher conheceu a iniciativa que pretende dar mais segurança para mulheres que querem trabalhar como motoristas e também para passageiras

Aplicativo foi apresentado à secretária-executiva da Coordenadoria da Mulher, Eryka Lessa. Foto: Adeildo Lobo Aplicativo foi apresentado à secretária-executiva da Coordenadoria da Mulher, Eryka Lessa. Foto: Adeildo Lobo
Agosto Lilás: aplicativo de transporte voltado para mulheres é apresentado ao TJAL

A Coordenadoria Estadual da Mulher, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), foi apresentada, nesta quinta-feira (8), durante a campanha do Agosto Lilás, ao aplicativo de transporte Maju, que deve ser lançado em setembro deste ano. A ferramenta pretende dar mais segurança às mulheres que querem trabalhar como motoristas e para passageiras e terá um botão do pânico para ser acionado quando as usuárias se sentirem ameaçadas.

A secretária-executiva da coordenadoria, Eryka Lessa, classificou a iniciativa como excelente para ajudar no combate a violência contra mulheres. “Acredito que toda mulher que precisa pegar um carro de aplicativo vai se sentir muito mais segura se souber que a motorista também é mulher. Diante dos dados que temos sobre violência, inclusive dentro dos carros de aplicativo, acho que vai ajudar muito na proteção das mulheres”, afirmou.

Ao fazer o cadastro no aplicativo, tanto as passageiras quanto as motoristas terão que informar três contatos de telefones para possíveis emergências. O aplicativo terá o botão do pânico, que pode ser acionado independentemente de estarem em viagem ou em um qualquer outro lugar e enviará uma mensagem de socorro para os contatos informados no cadastro junto com a localização da mulher.

A servidora Eryka Lessa também aprovou a opção do botão do pânico que poderá ser utilizado desde que esteja com internet. “É mais um tipo de proteção, já que sabemos que o Estado não tem condições de estar com policiamento em todos os lugares. Então com esse botão do pânico, com certeza vai diminuir muito o índice de violência e ajudar a preveni-la”.

O representante da empresa, Leonardo Bittencourt, explicou procuram o TJAL e a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas para aumentar o nível de proteção das usuárias. O empresário contou que a ideia surgiu quando a filha de sua sócia pediu um carro por aplicativo e o celular da adolescente descarregou durante a viagem. Sua amiga teria ficado muito apreensiva porque não conseguia localizar a filha que estava fazendo um trajeto a noite com um homem desconhecido.

“Minha sócia conversou comigo e disse que precisava achar uma maneira de ajudar as famílias a não passarem pelo susto que ela passou. A intenção principal é procurar formas de proteger mais as mulheres que estão usando esse tipo de aplicativo. Na verdade, é uma maneira de garantir o direito de ir e vir das mulheres porque muitas delas deixam de sair pelo receio de como vão chegar nos lugares”, explicou.

A Coordenadoria Estadual da Mulher está disponível para conhecer e debater projetos que possam contribuir para a proteção das mulheres e assim aumentar a rede de apoio.


Robertta Farias – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141