Esmal 08/08/2019 - 19:10:49
Estudantes participam de palestra sobre conscientização da violência contra a mulher
Ação ocorreu nessa quinta (8) e foi realizada em alusão ao Agosto Lilás; debate foi promovido pela Esmal, através do PCJE

Juiz André Gêda palestrou para estudantes da rede pública. Juiz André Gêda palestrou para estudantes da rede pública. Foto: Lucas de França.

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realizou, nessa quinta-feira (8), palestra com o tema “Mulheres têm direito a segurança”, para alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Maria das Graças, no Feitosa. A ação aconteceu por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), tendo o juiz André Gêda como palestrante.

“A gente, infelizmente, ainda vive numa cultura onde muitas vezes há machismo, levando todo tipo de violência contra a mulher. Então nada é mais importante do que fazer um trabalho preventivo de conscientização, para que haja abertura dessas ideias para os estudantes”, disse o juiz.

O tema faz alusão ao Agosto Lilás, que visa conscientizar homens e mulheres sobre a violência doméstica, através de mutirões, distribuição de panfletos e realização de palestras.

Para Ana Valéria, servidora do PCJE, sem debater este tema, o aluno pode não reconhecer um caso de violência dentro da própria casa. “Tendo esse conhecimento, os alunos se tornarão multiplicadores na sociedade, na escola, e poderão denunciar, ajudando muitas mulheres que estão vivendo casos de violência doméstica e que não sabem a quem procurar”, afirmou.

A estudante do 1° ano da Escola Estadual Maria das Graças, Lindynalva de França, de 17 anos, ressaltou a importância da palestra na escola. “Eu tinha algumas dúvidas, mas que já foram esclarecidas. Nós ouvimos informações riquíssimas e poderemos compartilhar com nossos colegas. Está sendo muito útil para mim”, contou.

Lucas de França - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378