Geral 20/08/2019 - 13:13:58
Palestra para jovens aprendizes do TJ conscientiza sobre os riscos do uso de drogas
Ação foi feita pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, em parceria com a Polícia Militar

Equipe do Proerd apresentou os tipos de drogas e as reações causadas após o consumo. Equipe do Proerd apresentou os tipos de drogas e as reações causadas após o consumo. Foto: Caio Loureiro

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) e a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) promoveram, na manhã desta terça-feira (20), uma palestra de prevenção às drogas para os jovens aprendizes do Tribunal de Justiça (TJAL).

O tema foi discutido com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A palestrante, soldado Carmen, apresentou os tipos de drogas mais comuns e as reações causadas após o consumo. Para ela, os jovens devem ter esse contato com o assunto para não serem influenciados futuramente.

“Eles estão sendo inseridos no mercado de trabalho, às vezes vão conviver com pessoas que já têm o vício e eles têm que aprender a tomar a decisão de não querer. A gente traz os males que a droga faz para eles poderem se conscientizar”.

Segundo Sarah Martins, da Ceij, expor as consequências do uso das drogas dá um choque de realidade nos jovens sobre os problemas causados a longo prazo.

“Eles estão em um período primordial, que é o início da formação do caráter, e a gente vê que eles estão expostos a muitos desses riscos”, explicou.

A sargento Paula destacou que a palestra também deu conhecimento aos jovens para lidarem com o problema das drogas no meio familiar. “Quem já está envolvido é uma pessoa doente que precisa de ajuda e não de repulsão, porque às vezes o adolescente não entende, então a gente passa alguns ensinamentos para eles poderem lidar melhor com essas questões”.

Para Derick Phillypi, jovem aprendiz de 16 anos, a oportunidade serviu para aprender coisas novas e tirar dúvidas sobre o assunto. “É importante essa iniciativa da PM, de ter a disposição de ir aos lugares para conscientizar sobre as drogas, até as lícitas. É muito importante, porque o jovem acha que se colocando nesse mundo vai ter um destaque entre as outras pessoas”.

Thaynara Monteiro - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240