Estudantes participam de palestra sobre combate à violência contra a mulher
Ação foi realizada na segunda-feira (19), em alusão à campanha Agosto Lilás; debate ocorreu pela Esmal, através do PCJE
Juiz Anderson Passos palestrou para estudantes do ensino médio da Escola Estadual Mota Trigueiros. Foto: Lucas de França
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realizou, na última segunda-feira (19), palestra com o tema “Mulheres têm direito a viver com segurança”, para alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros. A ação aconteceu por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), tendo o seu coordenador, juiz Anderson Passos, como palestrante.
“Aqui nós estamos conversando com adolescentes, pessoas que estão na fase da puberdade e que daqui a pouco serão adultos, então, conscientizar as novas gerações é muito importante para que a gente consiga mudar a realidade que temos, que infelizmente é muito machista e preconceituosa. O papel do PCJE é trazer a discussão, refletir e tentar mudar a realidade tão difícil que temos”, disse o magistrado.
Durante a palestra, o juiz conversou sobre preconceito, feminismo, deu exemplos de tipos de violência sofridos pela mulher e respondeu questionamentos dos estudantes.
Para Ana Valéria, servidora do PCJE, é importante esclarecer os alunos e conscientizá-los sobre o tema. “Esses jovens amanhã serão adultos, sendo multiplicadores dessas informações que a gente passa para eles na escola. Devemos conscientizar essa geração de que é preciso mudar”, afirmou.
O professor de inglês da escola, Marcelo Lima, enfatizou a importância da palestra. “Isso vai fazer com que culturalmente eles possam avançar e quebrar os antigos paradigmas de suas gerações anteriores. Não tenho dúvida de que nossos alunos vão sair daqui com a cabeça diferente”, disse.
O tema fez alusão ao Agosto Lilás, que visa conscientizar homens e mulheres sobre a violência doméstica, através de mutirões, distribuição de panfletos e realização de palestras.
Lucas de França - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378













