Esmal 21/08/2019 - 14:58:14
Estudantes participam de palestra sobre combate à violência contra a mulher
Ação foi realizada na segunda-feira (19), em alusão à campanha Agosto Lilás; debate ocorreu pela Esmal, através do PCJE

Juiz Anderson Passos palestrou para estudantes do ensino médio da Escola Estadual Mota Trigueiros. Juiz Anderson Passos palestrou para estudantes do ensino médio da Escola Estadual Mota Trigueiros. Foto: Lucas de França

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realizou, na última segunda-feira (19), palestra com o tema “Mulheres têm direito a viver com segurança”, para alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros. A ação aconteceu por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), tendo o seu coordenador, juiz Anderson Passos, como palestrante.

“Aqui nós estamos conversando com adolescentes, pessoas que estão na fase da puberdade e que daqui a pouco serão adultos, então, conscientizar as novas gerações é muito importante para que a gente consiga mudar a realidade que temos, que infelizmente é muito machista e preconceituosa. O papel do PCJE é trazer a discussão, refletir e tentar mudar a realidade tão difícil que temos”, disse o magistrado.

Durante a palestra, o juiz conversou sobre preconceito, feminismo, deu exemplos de tipos de violência sofridos pela mulher e respondeu questionamentos dos estudantes.

Para Ana Valéria, servidora do PCJE, é importante esclarecer os alunos e conscientizá-los sobre o tema. “Esses jovens amanhã serão adultos, sendo multiplicadores dessas informações que a gente passa para eles na escola. Devemos conscientizar essa geração de que é preciso mudar”, afirmou.

O professor de inglês da escola, Marcelo Lima, enfatizou a importância da palestra. “Isso vai fazer com que culturalmente eles possam avançar e quebrar os antigos paradigmas de suas gerações anteriores. Não tenho dúvida de que nossos alunos vão sair daqui com a cabeça diferente”, disse. 

O tema fez alusão ao Agosto Lilás, que visa conscientizar homens e mulheres sobre a violência doméstica, através de mutirões, distribuição de panfletos e realização de palestras.

Lucas de França - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378