Servidores participam de reciclagem em mediação e conciliação
Capacitação, promovida pela Esmal, aconteceu na (2) e terça (3); objetivo é atualizar as técnicas de resolução de conflitos
Servidores realizaram simulações de mediação e conciliação. Foto: Lucas de França
Servidores participaram, nessa terça-feira (3), do curso “Reciclagem em Mediação e Conciliação”, na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A capacitação teve como objetivo compreender o papel do mediador e do conciliador, entendendo as principais diferenças entre os métodos, como também adquirir conhecimentos e técnicas relacionados à resolução de conflitos.
Segundo Moacyra Rocha, conciliadora e mediadora que ministra o curso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exige que as unidades judiciárias que oferecem cursos de mediação e conciliação realizem anualmente capacitações de reciclagem dos servidores. “De um ano para o outro se mudam muitas coisas e a gente faz aqui um panorama geral sobre mediação e conciliação nos moldes atuais”, disse.
“O que importa para o Judiciário é que esses servidores consigam replicar as técnicas de mediação e conciliação em seu trabalho. É ter todo esse conhecimento do que mudou no último ano até hoje e estar apto para desenvolvê-lo”, afirmou Moacyra.
O aluno Yuri Hamerson já tinha participado de um curso de mediação e resolveu fazer a reciclagem. “Sempre aparecem coisas novas e é importantíssimo fazer essa atualização, até para que a gente possa diminuir a quantidade de processos”, destacou.
Para ele, apesar de o servidor não trabalhar diretamente com a mediação, na ausência de um conciliador ele mesmo pode realizar o procedimento.
Durante a capacitação, os cursistas realizaram simulações de mediação e conciliação supervisionadas pela professora, colocando em prática o assunto ministrado.
Lucas de França - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378













