Geral 06/09/2019 - 12:11:55
Cejusc de Arapiraca começará resolvendo conflitos com o Município
Pessoas envolvidas em casos passíveis de conciliação com a Prefeitura serão contatadas pelo Centro de Solução de Conflitos inaugurado nesta sexta (6)

Presidente do TJAL, Tutmés Airan, discursa na inauguração do Cejusc de Arapiraca. Presidente do TJAL, Tutmés Airan, discursa na inauguração do Cejusc de Arapiraca.
Judiciário alagoano inaugura primeiro Cejusc de Arapiraca

O Judiciário de Alagoas inaugurou o primeiro Cejusc - Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Arapiraca, nesta sexta-feira (6). Inicialmente, a unidade vai funcionar conciliando exclusivamente conflitos pré-processuais que envolvem a Fazenda Pública Municipal, a maioria referentes a dívidas de impostos municipais como o IPTU.

Instalado no Terminal Rodoviário, o equipamento vai dar um salto de qualidade na prestação de serviço jurisdicional na cidade, afirma o presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan.

“É da essência da mediação e da conciliação esse salto de qualidade. Você resolve o conflito em muito menos tempo do que o método tradicional proporciona. No caso específico aqui, como é um Cejusc com ênfase na questão fiscal, isso vai implicar, na prática, antecipação de receita para o Município e mais obras para a cidade”, destacou o desembargador.

Cidadãos envolvidos em casos passíveis de conciliação com a Prefeitura serão contatados pelo Cejusc. “O Município vai procurar o Cejusc e será tentado o acordo com as pessoas. Havendo o acordo, será homologado na 4ª Vara Cível - Fazenda Municipal. Posteriormente abriremos de um modo geral e também será processual”, explica o juiz Alberto Almeida, coordenador do Cejusc de Arapiraca.

Representando a Prefeitura, o procurador-geral do Município, Rafael Gomes, falou sobre a importância do equipamento para a administração. “Temos a esperança de que esse Centro venha trazer benefícios não só financeiros, nesse momento de crise por que todo o país passa, mas na resolução de outros conflitos: urbanos, ambientais, todo tipo”.

A unidade funcionará em parceria com o Cesmac do Agreste, que terá estudantes de Direito auxiliando nos trabalhos.

O Centro atenderá de segunda a quinta-feira das 13h às 18h, e nas sextas-feiras de 7h30 a 13h30. Arapiraca é a terceira cidade do interior a receber um Cejusc, depois de Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos, cujas unidades foram inauguradas em maio.

O local recebeu o nome do arapiraquense Cláudio de Albuquerque Lima, que foi deputado estadual.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240