Juiz Cláudio José Lopes debate visão sistêmica em seminário no Tocantins
Evento ocorreu nessa quarta-feira (18) na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em Palmas
Cláudio José Gomes Lopes é coordenador da área de Constelação e Direito Sistêmico do Tribunal de Justiça de Alagoas Foto: Ednan Cavalcanti/ TJTO
O juiz Cláudio José Gomes Lopes, coordenador da área de Constelação e Direito Sistêmico do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), ministrou palestra no I Seminário da Cidadania do Tocantins. O evento ocorreu nessa quarta-feira (18), na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em Palmas.
O magistrado falou sobre a importância da visão sistêmica na resolução dos conflitos. “Quando a gente olha para o processo, vê só parte dele, a ponta do iceberg. Ampliando a visão é possível enxergar o conflito na sua essência, para evitar novos processos e reincidência".
De acordo com o juiz, o método possibilita que as partes percebam o que está por trás do conflito e construam uma resolução. "Mais do que punir o outro, é importante que cada pessoa tenha uma percepção de si mesma e o que a motiva no conflito para que ele seja solucionado".
O evento, organizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, contou com a presença de magistrados, educadores, assistentes sociais e psicólogos.
Winícius Correia - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3240 / 3141













