TJ instrui servidores sobre prevenção de acidentes e brigadas de incêndio
Comissões de Prevenção de Acidente e Brigadas de Incêndio serão implantadas inicialmente na sede do TJ e nos Fóruns da Capital e de Arapiraca
O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realizou a primeira palestra de orientação aos servidores e funcionários quanto a implantação de Comissões Internas de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA) e Brigadas de Incêndio e Pânico, nas unidades do Judiciário.
Este primeiro encontro aconteceu na sede do TJ. Os próximos serão no Fórum da Capital (27/09, às 10h30) e Fórum de Arapiraca (26/09, às 10h30). Os trabalhos são coordenados pelos engenheiros Rodrigo Evaristo e Júlio Souza, os médicos Gabriela Lyra e Tarciso Moreira, e o Diretor Adjunto de Administração, Judson Cabral.
Rodrigo Evaristo explica que a SESMT aborda questões referentes desde à posição correta para sentar na cadeira durante o expediente, até como reagir a situações de emergência.
“Nos últimos dois anos e meio, a gente começou a fazer a parte de documentação para implantar treinamentos nas áreas de prevenção a acidentes de trabalho e também brigadas de incêndio e de pânico, para que os trabalhadores saibam como agir em momentos específicos e também no dia a dia do trabalho”, relatou Evaristo.
As Comissões de Prevenção e Brigadas serão implantadas inicialmente na sede do TJ e nos Fóruns da Capital e de Arapiraca, onde os servidores serão treinados para compô-las. Posteriormente, todas as unidades receberão os treinamentos.
Judson Cabral ressaltou que os ambientes de trabalho no Judiciário precisam ser sustentáveis e salubres. “Seja regime jurídico único ou celetista, as relações de trabalho requerem uma visão clara dos ambientes. A prevenção de acidentes é indispensável e a atual gestão do Tribunal, na presidência do desembargador Tutmés Airan, tem clareza disso”.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240














