Tutmés Airan destaca compromisso do TJAL com adoção em evento nacional
Evento voltado para presidentes e secretários das comissões estaduais judiciárias de adoção internacional está sendo realizado no Hotel Ponta Verde, em Maceió
Presidente Tutmés Airan desejou que as discussões possam trazer grandes ideias para serem colocadas em prática. Foto: Adeildo Lobo
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, destacou seu compromisso com políticas públicas voltadas à adoção, nesta quinta-feira (24), durante a 22ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes (CACB). O encontro está sendo realizado no Hotel Ponta Verde, em Maceió, e segue até esta sexta-feira (25).
“Tratar sobre o direito de ter uma família é muito importante. Adoção é umas das políticas centrais de nossa gestão, é um compromisso nosso de alma, sobretudo as adoções tardias. Fizemos a campanha Adoção Tardia, movemos os times de futebol locais, produzimos vídeos que já surtiram efeitos, lançamos as repúblicas para os adolescentes que não foram adotados terem para onde ir quando completam 18 anos”, contou o desembargador.
O presidente Tutmés Airan destacou sua satisfação em contribuir para a realização do evento, voltado para presidentes e secretários das comissões estaduais judiciárias de adoção internacional, e desejou que as discussões possam trazer grandes ideias para serem colocadas em prática. Para o desembargador, é dever do Estado auxiliar, de diversas formas, as pessoas que não têm a oportunidade de conhecer o acolhimento de um lar.
"É uma pauta essencialmente humana. Há pessoas que não tiveram, desafortunadamente, a prerrogativa de experimentar ter uma família e todas as relações decorrentes disso, como afeto, cuidado, proteção. Acho que cabe ao Estado auxiliá-las no sentido de suprir essas necessidades. Então toda campanha que a gente puder fazer para estimular a adoção é muito bem-vinda", destacou.
A reunião foi organizada pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) e a Presidência do TJAL, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na oportunidade, a juíza Fátima Pirauá, coordenadora estadual da Infância e Juventude, agradeceu o apoio da Presidência do Tribunal para que o evento fosse realizado.
Programação desta sexta - 25/10
9h – Apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho instituídos na 21ª Reunião: Grupo de Trabalho sobre Uniformização de Procedimentos de Habilitação em adoção internacional.
Responsável: Coordenadora do GT – Dra. Hélia Viegas (CEJAI/PE)
9h30 – Comentários, esclarecimentos de dúvidas e deliberações sobre o material produzido pelo GT de uniformização de informes/relatórios médicos.
Responsáveis: Membros do CACB
10h30 – Apresentação e discussão dos resultados das atividades desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho instituídos na 21ª Reunião: grupo de trabalho de uniformização de informes / relatórios médicos.
Responsável: Coordenadora do GT – Dra. Mônica Gonzaga Arnoni (CEJAI/SP)
11h – Comentários, esclarecimentos de dúvidas e deliberações sobre o material produzido pelo GT grupo de trabalho de uniformização de procedimentos de habilitação em adoção internacional.
Responsáveis: participantes da reunião e integrantes do GT.
12h – Almoço
14h – Apresentação da consolidação e análise das resoluções anteriores do CACB
Responsável: Representante da ACAF – Dr. Raul Menezes Miranda
14h30 – Comentários, esclarecimentos de dúvidas e deliberações sobre a consolidação e análise das resoluções anteriores do CACB
Responsáveis: participantes da reunião e representantes da ACAF.
15h30 – Discussão Plenária – tópicos para a 23ª Reunião do CACB
16h30 – Coffee break
17h – Deliberações finais e aprovação da ata da 22ª Reunião do CACB.
18h – Encerramento
Robertta Farias – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141















