Geral 29/10/2019 - 11:18:14
Estudantes de Direito da Estácio fazem visita técnica ao TJAL
Alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a organização do Judiciário e do Nupemec, além de assistir a uma sessão do Pleno

Estudantes de Direito da Estácio fazem visita técnica ao Pleno do TJAL

Cerca de 100 alunos do curso de Direito da Faculdade Estácio de Alagoas fizeram, na manhã desta terça-feira (29), uma visita técnica à sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Durante a visita, os estudantes assistiram a uma sessão do Pleno, e conheceram um pouco da organização do Judiciário e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

A secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, explicou a dinâmica das sessões do Pleno e das Câmaras Criminal e Cíveis. Para a servidora, as visitas são importantes para a formação dos estudantes.

“Eu mostrei o que é o Pleno, o que se julga, pela visão do Judiciário. Eles estão vendo aqui o local onde futuramente eles irão trabalhar, então ver na prática o que eles estão estudando na teoria é de fundamental importância”, salienta Margarida. 

Antes do início da sessão, a supervisora geral do Nupemec, Moacyra Rocha, falou um pouco sobre o trabalho do núcleo e dos centros de conciliação de Alagoas.

Servidora Moacyra Rocha fala um pouco sobre o Nupemec para alunos de Direito da Faculdade Estácio de Alagoas. Foto: Caio Loureiro.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio de Alagoas, Michelle Gonçalves, as visitas promovidas pela faculdade têm como objetivo dar aos alunos um ponto de vista prático fora do ambiente acadêmico. 

“A gente tem visitado vários lugares, como o Tribunal de Justiça, a Polícia Federal, Justiça Federal, outros órgãos também como Ministério Público, Defensoria, para que eles possam entender a dimensão que envolve o curso de Direito”, disse Michelle.

A estudante do 10º período Sandra Valéria Lima vê a oportunidade como um complemento para a formação na área. “A gente vê que o mercado tá mais concorrido, então temos que estar o mais preparados possível. Eu já tive outras oportunidades de vir, mas quando a gente chega aqui a gente se inspira, a gente vê todos os desembargadores, os advogados brilhantemente fazendo as sustentações, e a gente sai daqui inspirado com a vontade de estudar cada vez mais”. 

 

Thaynara Monteiro - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240