Geral 06/11/2019 - 08:11:32
TV Tribunal: Comissão garante direitos de servidores com deficiência no Judiciário de AL
Equipe trabalha deste 2017 na adoção de medidas que visam melhorar a acessibilidade na estrutura do TJAL; desembargador João Luiz Azevedo coordena trabalhos

A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) tem atuado na garantia de direitos para os servidores com deficiência do Judiciário alagoano. Criada em 2017, a equipe é presidida pelo desembargador João Luiz Azevedo Lessa e atua nas instalações da capital e do interior do estado.

De acordo com Nigel Malta, membro da comissão, o trabalho para diminuir as barreiras dentro do Poder Judiciário é constante. “Na medida do possível, sempre que alguma situação nos chega ou que nós, integrantes da comissão, que temos responsabilidade com relação à elaboração de projetos, levamos essas matérias à comissão, isso sempre é discutido e o desembargador João Lessa e toda a equipe de trabalho se empenham ao máximo para que esses direitos sejam concretizados”.

Analista do TJAL, Lúcia de Fátima foi uma das beneficiadas pelas melhorias promovidas pela comissão, desde a instalação de elevadores até a troca das poltronas do setor. “As cadeiras foram modificadas e melhorou 90%. Passamos de quatro a oito horas sentados, fazendo serviço no computador, então precisamos, pelo menos, de uma poltrona decente para o trabalho”, explicou.

Além das mudanças já realizadas, como instalação de novos elevadores no Fórum de Maceió, criação de vagas exclusivas para estacionamento e alterações na rampa de acesso ao TJAL, outras estão em curso, a exemplo de melhorias nas placas de pavimento, a fim de torná-las maiores, para facilitar o acesso dos deficientes visuais. 

Lara Morais - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240