CNJ divulga programação do XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário
Evento será realizado nos dias 25 e 26 deste mês e reunirá presidentes de tribunais, corregedores, membros de associações, entre outras autoridades
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou a programação do XIII Encontro do Poder Judiciário que será realizado nos próximos dias 25 e 26, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento é voltado para presidentes dos tribunais, corregedores, membros de associações, representantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e Estatística.
Serão debatidos temas relevantes para a Justiça brasileira, aprovados as metas de 2020 e os macrodesafios do Poder Judiciário 2021-2026, além de divulgados e premiados os tribunais laureados pelo Prêmio CNJ de Qualidade.
Na segunda-feira (25), o evento tem início, às 18h, com discursos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Dias Toffoli, e do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Às 18h30, será realizada a premiação do CNJ de Qualidade. Às 19h, será realizada a apresentação do Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. Às 19h15, será realizada a conferência magna com o ministro Dias Toffoli, que falará sobre os avanços do Poder Judiciário e seus novos desafios.
No segundo dia, os ministros João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, Alte Esq Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, presidente do Superior Tribunal Militar e Emmanoel Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, apresentam o panorama dos Tribunais Superiores com os resultados dos projetos e ações realizadas em 2019.
Às 10h15 serão realizados cinco painéis temáticos simultâneos. Os participantes poderão escolher entre os painéis: Automação e efetividade da prestação jurisdicional; Estado de coisas inconstitucional do sistema prisional: caminhos para a superação; Lei Geral de Proteção de Dados e sua implementação nos tribunais; Gestão da Saúde no Poder Judiciário; e Sistemas de Gestão e Integração de Corregedorias e Presidências dos Tribunais.
Na tarde da terça-feira (26), a partir das 14h, será apresentada a pesquisa “O Uso das Redes Sociais por Magistrados do Poder Judiciário Brasileiro”, com Carl Smith, juiz auxiliar da Presidência do CNJ e Gabriela Soares, diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ. Às 14h15 começa o painel “A Comunicação no Poder Judiciário” com o ministro Marco Aurélio (STJ), juiz Jayme de Oliveira, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, e Antonio Lavareda, cientista político e coordenador do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro pela AMB.
Às 15h, serão realizadas as reuniões setoriais. O Financiamento da Justiça e Questões Orçamentárias serão assuntos debatidos, a partir das 17h15, com o conselheiro Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, o desembargador Carlos Vieira Von Adamek, secretário-geral do CNJ e Antonio Carlos Rebelo, diretor do Departamento de Acompanhamento Orçamentário do CNJ.
Às 18h, será feito o anúncio das Metas Nacionais 2020 e dos Macrodesafios para a Estratégia Nacional 2021-2026 durante a plenária final, conduzida pelos ministros Dias Toffoli e Humberto Martins, pelo o desembargador Carlos Von Adamek e o secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Richard Pae Kim. O evento tem previsão de ser encerrado por volta das 19h.
Confira a programação na íntegra neste link.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141














