Geral 05/12/2019 - 22:44:16
Dias Toffoli reconhece importância das assessorias de Comunicação dos Tribunais
Presidente do STF reforça necessidade de se utilizar estruturas de comunicação para comunicar à sociedade projetos e resultados de julgamentos processuais

Ministro Dias Toffoli:' devemos nos comunicar mais e melhor, interna e externamente' / Foto: Luiz Silveira-CNJ Ministro Dias Toffoli:' devemos nos comunicar mais e melhor, interna e externamente' / Foto: Luiz Silveira-CNJ

O ministro Dias Toffoli reconheceu, durante o III Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, em Brasília (DF), a importância das assessorias de Comunicação dos Tribunais para conscientização de servidores e da sociedade acerca dos projetos e julgamentos de processos, em todas as unidades da federação.

Para o atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é por meio da  ação integrada das assessorias de comunicação dos tribunais brasileiros que se pode deixar claro à comunidade que os juízes brasileiros dão solução definitiva a 32 milhões de processos por ano.

“Interna e externamente, devemos nos comunicar mais e melhor”, sugeriu. O ministro reforçou aos assessores de comunicação que 60% da sociedade vêm como positivo o papel do Judiciário, motivo pelo qual uma “ação integrada” das assessorias pode traduzir melhor o atual papel do poder judiciário.

“É preciso mostrar nossos números, nossa produção”, sugeriu Dias Toffoli, mencionando os mais de 14 mil processos julgados a cada ano pelo STF, por exemplo. Ele também defendeu a necessidade de se comunicar que um dos papéis do judiciário brasileiro é a pacificação dos conflitos existentes na sociedade.

Como estratégia para impulsionar e melhorar a comunicação dos Tribunais com a sociedade, Dias Toffoli assinou portaria atualizando o Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário, que têm, dentre suas atribuições, a missão de identificar e disseminar as boas práticas dos Tribunais de Justiça.

O comitê pode contribuir, por meio de conteúdos veiculados em sua plataforma, para  aproximar ainda mais o judiciário da sociedade. “Vamos mostrar o quanto somos importantes”, enfatizou, na palestra de abertura de um encontro que também proporcionou capacitação aos assessores de comunicação.

Qualificação de assessores do Judiciário alagoano

O diretor de Comunicação do TJAL, Maikel Marques, o analista de Comunicação Isaac Neves e o assessor de comunicação da Corregedoria Geral da Justiça, Niel Antônio, representam a Diretoria de Comunicação (Dicom) do Tribunal de Justiça de Alagoas e estão inscritos em oficinas de comunicação digital.

Eles também assistiram a palestras sobre comunicação integrada e sobre a pesquisa que aferiu a imagem do poder judiciário. O encontro prossegue nesta sexta-feira. Confira aqui a programação.

Isaac Neves, Maikel Marques e Niel Antônio: qualificação em encontro promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)


Maikel Marques – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br – 4009.3240/3141