Corregedoria 09/01/2020 - 17:26:22
Mais de 11 mil processos inspecionados em todo o Estado
Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) avança em inspeções virtuais nas 152 unidades judiciárias e orienta magistrados e demais servidores sobre o correto andamento processual

Os dados são do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e apresentam informações sobre as inspeções ordinárias e extraordinárias. Arte: Itawi Albuquerque Os dados são do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e apresentam informações sobre as inspeções ordinárias e extraordinárias. Arte: Itawi Albuquerque

De janeiro a dezembro de 2019, a Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL), por meio do setor de Inspeção e Correição, analisou 11.274 processos das 152 unidades judiciárias do Estado. Os dados são do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e apresentam informações sobre as inspeções ordinárias, de maneira virtual, e também das extraordinárias, quando uma equipe se desloca até a unidade para averiguar os processos.

Durante o ano, as inspeções tiveram o intuito de orientar, averiguar as condições de trabalho de juízes e demais servidores, como também de promover melhorias dos serviços prestados à sociedade. Além disso, também foram avaliadas a estrutura física dos prédios e a disponibilidade de equipamentos tecnológicos que atendam às necessidades da mão de obra equivalente.

À medida que a Corregedoria foi conhecendo as necessidades dos servidores, procurou alternativas de melhoria e aperfeiçoamento dos serviços prestados, passou a orientar a todos os envolvidos para o correto cadastro dos processos – procedimentos do sistema virtual, e realizou cobranças no sentido de dar impulsionamento aos feitos

O setor de Inspeção também fez a reanálise das correições realizadas em gestões anteriores, a fim de acompanhar o cumprimento das determinações impostas. 

Além das inspeções nos processos, visitas do corregedor-geral, Fernando Tourinho, e também do corregedor-geral em substituição, Fábio Bittencourt, foram realizadas às comarcas de Maragogi, São Luiz do Quitunde, Paripueira, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Arapiraca, Cajueiro, Atalaia, Santa Luzia do Norte, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Penedo, Pão de Açúcar, Capela e no Fórum da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Para atender às necessidades de todas as comarcas visitadas, a Corregedoria Geral da Justiça encaminhou ofícios à presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, com a descrição das pendências a serem supridas.


Processos de Improbidade Administrativa

No mês de dezembro, o setor de Inspeção também fez uma análise de todos os casos de improbidade administrativa em trâmite no Poder Judiciário alagoano. No geral, foram averiguadas 565 processos. O julgamento das improbidades administrativas faz parte da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); elas são prioridades da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, como também do Tribunal de Justiça de Alagoas, para que o andamento desses processos ocorra da forma mais célere possível.


Niel Antonio - Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-7167