Geral 22/01/2020 - 13:08:55
TJAL apresenta a parceiros Fórum de Mediação e Conciliação
‘Queremos fazer o melhor evento do País do ponto de vista temático e organizacional’, afirmou o presidente Tutmés Airan

Tutmés Airan dialoga com empresários e representantes de setores econômicos sobre o Fonamec. Tutmés Airan dialoga com empresários e representantes de setores econômicos sobre o Fonamec. Foto: Caio Loureiro

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, apresentou a empresários e representantes de setores econômicos o X Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec). O Judiciário propôs possíveis formas de parceria.

“Queremos fazer o melhor evento do País do ponto de vista temático e organizacional”, assegurou Tutmés Airan. “Para isso estamos construindo uma rede de parcerias, que vão variar da contribuição financeira à participação com experiências produzidas por elas na área. E aí me refiro especialmente à (cooperativa de crédito) Sicred, que é o primeiro banco do Brasil que tem uma unidade de mediação dentro dele”, explicou o presidente.

Robson Rodas, sócio do Maceió Shopping, que em breve também terá um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), já expressou sua intenção de colaborar com o Fonamec.

“[Nossa participação] é importante porque um centro de varejo tem alguns litígios, algumas diferenças, que são tratadas normalmente em uma conciliação. O Maceió Shopping terá um Centro de Conciliação dentro do shopping, será o primeiro do norte-nordeste. Estaremos juntos com o Tribunal para fomentar as conciliações”, afirmou Robson.

“Você tem que dar visibilidade aos parceiros, a quem está com você o tempo todo. É importante que eles participem para que a gente mostre o trabalho e dissemine a cultura da paz”, ressaltou o juiz José Miranda, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

A vice-coordenadora do Nupemec, juíza Maysa Cesário, também participou do encontro. Estiveram presentes ainda Rita Régis, Maurílio Ferraz, Ricardo Berretos, Fernando Medeiros e Carlos Eduardo Guanabens, representando suas empresas e instituições.

Maceió vai sediar o Fonamec pela primeira vez, entre os dias 25 e 27 de março. O evento reunirá representantes das Cortes de Justiça de todo o país, que debaterão os desafios da conciliação e da mediação e formas de aperfeiçoar os métodos consensuais de solução de conflitos.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240