Geral 28/01/2020 - 17:43:51
TJAL digitaliza acervo da Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas
Objetivo é economizar espaço físico e trazer mais segurança no armazenamento das informações

Digitalização do acervo teve início em novembro de 2019. Foto: Caio Loureiro Digitalização do acervo teve início em novembro de 2019. Foto: Caio Loureiro

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) está digitalizando os processos da Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP) e todo o acervo funcional dos magistrados e servidores do Poder Judiciário. A iniciativa tem como objetivo economizar espaço físico, trazer mais segurança no armazenamento das informações e dar mais celeridade ao trabalho do setor.

A primeira etapa teve início em novembro de 2019 com os servidores da DAGP cadastrando mais de 30 mil processos no sistema. Em seguida, uma empresa especializada contratada pelo TJAL iniciou a digitalização do acervo. O segundo passo está sendo realizado com a organização das pastas funcionais dos servidores para também serem digitalizadas.

“O setor tem um arquivo muito grande, todo o acervo funcional dos magistrados e servidores. Isso envolve pastas com todos os atos, portarias, todo o histórico da vida do servidor. Além disso, tem também todos os processos, como os de aposentadoria, de averbação por tempo de serviço, então são processos extremamente importantes para instruir outros pedidos que o servidor venha a fazer. É um arquivo vivo, que constantemente precisamos recorrer a ele para pegar informações”, explicou o diretor Abelardo Laurindo.

Servidores da DAGP cadastraram mais de 30 mil processos para iniciar a digitalização do acervo. Foto: Caio Loureiro

Ainda segundo ele, havia uma preocupação do Poder Judiciário em relação ao armazenamento dos documentos devido à deterioração do papel com o tempo e o manuseio, além de riscos de perdê-los em casos de umidade por causa de problemas com chuvas, entre outros incidentes que pudessem ocorrer.

Além de ocupar grande espaço físico dentro do setor de Gestão de Pessoas, os processos estavam sendo guardados em duas salas na sede do TJAL. Atualmente, o Poder Judiciário possui cerca de três mil pessoas atuando, entre magistrados, servidores e estagiários, e sempre que um deles solicita uma informação mais antiga, a DAGP recorre às pastas físicas para buscar os dados.

“Com o arquivo digitalizado vai facilitar muito o nosso trabalho e, com certeza, vamos prestar um serviço até melhor para todos porque vai ser mais rápido e a informação mais precisa”, disse Abelardo Laurindo, destacando que a expectativa é digitalizar todos os arquivos até o meio deste ano.

Documentos digitalizados estão sendo guardados no arquivo morto do Poder Judiciário. Foto: Caio Loureiro


Robertta Farias – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141