Ação no Fórum da Capital vai orientar sobre prevenção às lesões por esforço repetitivo
Dia internacional de prevenção a essas lesões e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho foi celebrado no último dia 28
Lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são as doenças que mais afetam os profissionais brasileiros. Arte: Dicom
O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Poder Judiciário de Alagoas realiza, nesta sexta-feira (6), no Fórum da Capital, uma ação para orientar magistrados, servidores e jurisdicionados sobre as lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Duas fisioterapeutas estarão no local, das 8h às 12h, tirando dúvidas e informando sobre as formas de prevenção contra essas doenças. A iniciativa conta com parceria da Clínica Remov.
Segundo o Ministério da Saúde, as lesões por esforço repetitivo e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são as doenças que mais afetam os profissionais brasileiros. Entre 2007 e 2016, mais de 67.500 casos foram notificados ao órgão.
De acordo com a médica Gabriela Cabral, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), essas doenças são decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação.
“Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, como dor, sensação de peso, fadiga muscular, formigamento, diminuição de força muscular, entre outros que ocorrem geralmente nos membros superiores”, explicou a médica, ressaltando que no último dia 28 foi celebrado o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT. “O intuito é alertar a população e chamar a atenção das autoridades a respeito da importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos”, afirmou.
Ainda segundo Gabriela Cabral, o tratamento contra LER/DORT é realizado por uma equipe multidisciplinar formada por médico, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros profissionais. “Algumas dicas podem ser seguidas para tentar evitar essas patologias, como fazer alongamentos periodicamente, fazer pausas durante o trabalho e manter sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho. Boa qualidade de sono e boa alimentação também ajudam no combate às doenças”.
Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240













