Comissão do Judiciário alagoano participa de seminário internacional em Brasília
Desembargador Celyrio Adamastor, dois juízes e um secretário assistem a palestras sobre os sistemas penal e socioeducativo
Situação do crime organizado na América Central será um dos temas discutidos no último dia do evento. Foto: cortesia
Representando o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly e os juízes José Braga Neto e Ivan Vasconcelos, além do secretário do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), Igor Medeiros Rodrigues Menezes, participam do seminário internacional “Judiciário, sistema penal e sistema socioeducativo: questões estruturais e mudanças necessárias” que teve início nesta terça-feira (3) no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
O seminário busca celebrar os 10 anos de criação do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) e debater questões voltadas ao encarceramento brasileiro, bem como buscar exemplos positivos que possam ser reaplicados no país. Na oportunidade, estão sendo apresentadas experiências internacionais exitosas – para que sirvam de exemplo ao sistema penal no Brasil.
“A punição na sociedade contemporânea”, “A juventude privada de liberdade” e “A medida do castigo: uma análise crítica sobre a punição e outras formas de responsabilização” são alguns dos temas discutidos nesse primeiro dia do evento. Nesta quarta-feira (04), serão discutidos temas relacionados à situação da América Central diante do crime organizado e as bases utilizadas para a política judiciária.
O seminário está sendo promovido pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) - criado pela Lei n° 12.106/2009, cuja área do CNJ é responsável por iniciativas relacionadas ao sistema carcerário, à execução penal e à execução de medidas socioeducativas.
Fernanda Santos - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826













