Corregedoria 18/03/2020 - 15:12:54
Fernando Tourinho avalia infraestrutura da Contadoria de Alagoas
Corregedor também conversou sobre a implantação da Contadoria Judicial Unificada no Estado; visita ocorreu nesta segunda-feira (16), no Fórum da Capital

Departamento de Contadoria teve sua obra finalizada recentemente. Foto: Itawi Albuquerque Departamento de Contadoria teve sua obra finalizada recentemente. Foto: Itawi Albuquerque

Acompanhados pela diretora do Fórum da Capital, Rita Lyra, o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, e o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL), Antônio Rafael Casado, avaliaram a estrutura da Contadoria Unificada, setor que teve sua obra finalizada recentemente.

A reforma do departamento teve o intuito de aumentar a capacidade de absorção das demandas de custas judiciais do Estado, com o objetivo de evitar a vasão de receita, especialmente no interior de Alagoas, onde não há contadoria. Na oportunidade, o corregedor buscou analisar a estrutura do local. 

A Contadoria já possui novos servidores nomeados e a Central de Cumprimento de Cartas Precatórias e de Ordem (CCPO) está aguardando a designação de alguns servidores para iniciar seu funcionamento. 

Para o juiz auxiliar da CGJ/AL, Antônio Rafael Casado, após a implantação da Contadoria Judicial Unificada, haverá uma incrementação na arrecadação do Tribunal, promovendo um aperfeiçoamento do Poder Judiciário como um todo. 

“Todos os processos serão remetidos à Controladoria, para que ocorra o cálculo e, consequentemente, a cobrança para aqueles que devem essas custas finais. Nós acreditamos que haverá uma incrementação na arrecadação do Tribunal, sendo um passo importante para o aperfeiçoamento do Judiciário”, pontuou o magistrado. 

De acordo com a coordenadora da Contadoria, Kerlla Márcia, a parte burocrática já está em andamento. “Hoje, nós fazemos os cálculos somente referente aos processos de Maceió. Todavia, em breve colocaremos o projeto em prática, para que, assim, possamos fazer os cálculos dos processos de todo o Estado”, comentou a coordenadora. 


Fernanda Santos - Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826