Coronavírus 25/03/2020 - 15:54:35
Em regime de plantão, oficiais de Justiça do TJAL continuam cumprindo mandados judiciais
Servidores estão em regime de teletrabalho, mas se deslocam para cumprir presencialmente determinações judiciais urgentes, em comarcas do interior e da capital

Danielle Torres, subcoordenadora da Central de Mandados da Capital: teletrabalho em sua residência Danielle Torres, subcoordenadora da Central de Mandados da Capital: teletrabalho em sua residência

Os oficiais de Justiça são a única categoria dentre todos os servidores do Judiciário de Alagoas que, mesmo em momento de isolamento social para evitar a proliferação do coronavírus, precisam ir às ruas cumprir determinações judiciais urgentes, como aquelas relacionadas à saúde, por exemplo. 

“Afastamentos do agressor do lar conjugal, distanciamentos na Maria da Penha, liberação de medicamentos, busca e apreensão de menores, por exemplo. Se a medida judicial for urgente, a gente tem que se deslocar, mesmo em momento tão delicado como o atual”, explica Gustavo Macêdo, coordenador da Central de Mandados da Capital.

São 330 oficiais de Justiça no Poder Judiciário de Alagoas. Destes, 105 trabalham na Comarca da Capital e estão vinculados à Central de Mandados que funciona no Fórum do Barro Duro, que recebe mandados judiciais expedidos por vários juízes (58 unidades).

Segundo o oficial de Justiça Cícero Filho, atual representante da categoria,  há oficiais de Justiça nas ruas de Alagoas diariamente, mesmo em momento de crise sanitária. “Para fazer valer a justiça, continuamos cumprindo as determinações judiciais desde que urgentes”, disse.

Dia do Oficial de Justiça

Embora a sociedade brasileira vivencie momento de dificuldades, ele relembrou que o dia nacional do Oficial de Justiça é comemorado nesta quarta-feira (25) e que a categoria tem tido um diálogo muito bom com a Presidência do Judiciário alagoano. 

Sobre o atual momento social por causa da pandemia do coronvírus, ele relembrou o quão acertada foi a recente garantia aos oficiais do adicional de periculosidade, fundamental para garantir tranquilidade aos que desempenham atividade externa. 

“Conquistamos este direito na gestão do desembargador Tutmés Airan”, completou.

Gustavo Macêdo, coordenador da Central de Mandados: ' a gente tem que se deslocar, mesmo em momento delicado'

Maikel Marques – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - 4009.3240/3141