Coronavírus 06/04/2020 - 17:23:52
Tutmés reúne-se com atores judiciais e reforça afinco do TJAL para levar justiça à sociedade
Presidente do TJAL também ratificou importância dos recursos tecnológicos para agilizar trâmite processual e enfrentar crise sanitária em Alagoas

Atores judiciais reuniram-se virtualmente nesta segunda-feira e discutiram questões do sistema de justiça alagoano Atores judiciais reuniram-se virtualmente nesta segunda-feira e discutiram questões do sistema de justiça alagoano

O presidente Tutmés Airan destacou, em reunião virtual do Comitê de Atores Judiciais realizada nesta segunda (6), a importância dos recursos tecnológicos por meio dos quais os magistrados e demais servidores do Judiciário de Alagoas estão trabalhando com afinco para levar justiça à sociedade alagoana em tempos de pandemia.

“Estamos trabalhando com afinco, em regime de teletrabalho. As ferramentas existentes estão sendo utilizadas ou então desenvolvidas para que a gente produza da melhor forma possível, enfrente a crise e contribua para o combate à proliferação do coronavírus”, pontou o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque.

Para o corregedor geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, o teletrabalho é propício ao esforço para se baixar estoques processuais, considerando que os magistrados do Judiciário de Alagoas não estão, neste momento, realizando audiências presenciais ou se reunindo com advogados.  

Sessões virtuais

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, felicitou o presidente Tutmés pela discussão virtual e elogiou a Corte de Justiça pela realização das sessões virtuais para julgamento de recursos pelos órgãos fracionários (Câmaras Cíveis e Criminal). “Também temos participado destas sessões de julgamento”, comentou.

Ao enfatizar que a crise sanitária assusta o mundo e Alagoas também, Jucá relembrou os atos editados pelo órgão ministerial com recomendações a diversas autoridades. “O Ministério Público Estadual quer atuar ao lado das instituições que os senhores representam”, enfatizou o procurador de Justiça.

Saúde de policiais

Os atores judiciais, dentre os quais o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, e o delegado Paulo Cerqueira, da Polícia Civil, também discutiram os cuidados que estão sendo adotados pelo poder público para garantir a preservação da saúde  dos policiais civis e militares.

O coronel Marcos Henrique, a da Secretaria de Ressocialização (Seris), o defensor público  estadual Ricardo Melro e o presidente da seccional alagoana da Ordem dos Advogados, Nivaldo Júnior, também contribuíram para a busca de soluções no sistema de justiça em tempos de pandemia. 

A reunião foi coordenada pelo assessor Pedro Montenegro, secretário-executivo do Comitê.

Maikel Marques - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br / 4009.3141/3240