Mais de 3 mil processos foram inspecionados durante regime de teletrabalho
Servidores do setor de Inspeção e Correição ressaltam comprometimento do Judiciário e a nova dinâmica de trabalho durante distanciamento social
Arte: Itawi Albuquerque
Os servidores do departamento de Inspeção e Correição da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL), analisaram 3.713 processos no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) desde que passaram a trabalhar de forma remota, obedecendo à recomendação de isolamento social, como medida de prevenção ao contágio ao Covid-19.
“Nós tivemos uma inevitável mudança na dinâmica de trabalho. A partir do momento em que trabalhamos em casa, precisamos adaptar os nossos horários ao trabalho e a família. Então, é natural trabalhar em horários alternados para se moldar a nova realidade”, comentou o juiz auxiliar da CGJ, Antônio Rafael Casado.
O cronograma de trabalho do setor, coordenado pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Antônio Rafael Casado e João Paulo Martins, foi alterado de acordo com as necessidades que foram surgindo. No momento, estão sendo inspecionadas em todas as unidades judiciárias do Estado, as filas “concluso para sentença“ e “concluso para decisão” há mais de 100 dias, bem como processos já julgados e transitados nos cartórios, visando a respectiva baixa.
Comprometimento de servidores
“O comprometimento de cada envolvido é essencial, dos servidores da Corregedoria, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e de todas as unidades judiciárias precisam se comprometer para que nem a qualidade e nem a celeridade dos trabalhos decline, então, é um trabalho em equipe”, pontuou a servidora Rossane Teixeira.
Por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, de videoconferências e do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) é realizada uma troca de informações entre os servidores e os juízes auxiliares, buscando por meio desses sanar quaisquer dúvidas com os juízes e colegas de setores.
Conforme explicou Rossane, mesmo mediante as dificuldades no início no trabalho remoto, o departamento conseguiu movimentar vários processos. “Foram feitos ajustes aqui e ali, para que todo mundo conseguisse desenvolver essas atividades da forma mais confortável possível”, comentou a servidora.
Além dos 3.713 processos trabalhados no SAJ, foram revisados ainda os relatórios elaborados nas inspeções, verificado o cumprimento de inspeções passadas e a efetivação de demandas alheias que chegam ao setor.
Fernanda Santos - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 98162-1788













