Extrajudicial da CGJ/AL aumenta produtividade em teletrabalho
Setor é responsável pelas demandas dos cartórios de AL e tem utilizado ferramentas indispensáveis às atividades realizadas de maneira remota
Arte: Itawi Albuquerque
Desde a instituição do Ato Normativo Conjunto nº 4, em 20 de março de 2020, que estabeleceu medidas temporárias de prevenção à transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19), juiz e servidores do setor Extrajudicial da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) têm buscado se adaptar ao sistema de teletrabalho com entusiasmo. Mesmo com os expedientes sendo realizados em casa, o ritmo das atividades se manteve e houve considerável melhoria na produtividade.
A comunicação é estabelecida através de ferramentas indispensáveis ao teletrabalho, como o contato telefônico, WhatsApp e Intrajus, além do suporte oferecido pelo Google Drive para armazenamento.
Na Área Técnico Contábil, por exemplo, as rotinas de análises e prestação de contas, além das manifestações em processos, comunicação e diligências ocorreram sem prejuízo na qualidade dos serviços realizados. “A partir de 2020 com a prestação de contas pelo sistema do Selo Digital facilitou bastante o trabalho no tocante à comunicação e à confiabilidade das informações enviadas pelas serventias”, comentou o servidor Patrick Albuquerque.
Segundo a servidora Jucielly Lins, da Secretaria Administrativa do Extrajudicial, no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), foram recebidos 55 processos e cumpridos 76 despachos e decisões; os malotes digitais recebidos foram 306 e os enviados alcançaram o número de 1.786; as solicitações via e-mail somam 68, com 86 enviados/respostas; no declaracaocovid19@tjal.jus.br foram recebidas 22 demandas e enviadas 109.
De acordo com o servidor Fábio Maciel, a Assessoria Técnico-Jurídica do Extrajudicial teve uma vazão aproximada de 90% do fluxo de trabalho de forma remota. A equipe também atuou com disciplina na execução das atividades.
Para o juiz coordenador do setor Extrajudicial da CGJ/AL, José Eduardo Nobre Carlos, as atividades de forma remota exercidas pelos cartórios extrajudiciais de Alagoas foram viabilizadas pelos provimentos 13 e 14 da Corregedoria, com flexibilização de horários e suspensão do atendimento físico. Ainda segundo o magistrado, a coordenação do Extrajudicial vem dando o suporte necessário aos cartórios e está aberta ao diálogo. Ele falou sobre os desafios do teletrabalho.
“Me adaptei rapidamente à modalidade de teletrabalho, até porque já sou acostumado a trabalhar em casa após o expediente, a utilizar o SAJ VPN, por exemplo. Não temos contato pessoal, mas estamos suprindo através da tecnologia. O ritmo de trabalho se manteve e, inclusive, tivemos uma melhoria na produtividade nesse período de teletrabalho”, comentou o juiz.
Na Coordenação do Extrajudicial também atuam os servidores Rodrigo Tenório, Adriana Mascarenhas, Márcio Grace, Sílvia da Silva e Luana Omena e o estagiário José Nedson Lopes Lessa.
Niel Antonio e Itawi Albuquerque - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826













