Tecnologia 22/04/2020 - 16:10:05
Ferramenta do Google facilita realização de audiências virtuais pelo TJAL
Duas mil contas na plataforma G Suite foram disponibilizadas ao Judiciário de Alagoas, de forma gratuita

Juiz Anderson Passos utilizou o G Suite para realizar audiência com adolescente que está em unidade de internação. Juiz Anderson Passos utilizou o G Suite para realizar audiência com adolescente que está em unidade de internação.
Ferramenta do Google facilita realização de videoconferências na Justiça de AL

A plataforma colaborativa G Suite, do Google, tem auxiliado no trabalho de magistrados e servidores do Judiciário de Alagoas durante o período de isolamento social. A ferramenta facilita o compartilhamento de informações e permite a realização de várias videoconferências simultaneamente.

"É uma ferramenta utilizada por 2 bilhões de pessoas, no mundo todo. Tem uma capilaridade gigantesca entre as pessoas, sendo usada tanto nos computadores quanto nos dispositivos móveis", afirmou o diretor de Tecnologia do Tribunal de Justiça, José Baptista Neto.

Duas mil contas foram cedidas pelo Google ao TJAL, gratuitamente. De acordo com o diretor, a utilização da ferramenta pelos magistrados e servidores não sobrecarrega o sistema do Judiciário, já que no G Suite ocorre armazenamento na nuvem. "Isso dá um ganho significativo de performance e possibilidade de utilização".

O juiz Anderson Passos, da 1ª Vara de Penedo, utilizou a ferramenta pela primeira vez nesta quarta (22), para realizar audiência com um adolescente que está na unidade de internação da Capital. Na avaliação do magistrado, a experiência foi positiva. "Achei muito bom e simples de utilizar. Dinamizou muito a minha atividade nesse momento de quarentena", disse.

Outras vantagens, segundo Anderson Passos, são facilidade de acesso por quem não é do Judiciário e mais controle do juiz durante as audiências. "Chamo as pessoas que vão participar, posso ligar ou desligar o microfone, gravar as audiências. O juiz fica com todo o controle da sala virtual", explicou.


Ferramenta traz facilidade de acesso e possibilita mais controle do juiz durante a audiência virtual

As senhas para utilização da plataforma foram enviadas para os e-mails institucionais dos magistrados e servidores. O G Suite deverá ser utilizado pelo Judiciário de Alagoas até julho.

"Utilizei a senha, fiz o cadastro como administrador e, a partir daí, criei a audiência virtual. Mandei o link para os demais participantes, como Ministério Público, Defensoria e servidor da unidade de internação. Pudemos trabalhar de forma integrada, cada um em seu local", destacou Anderson Passos.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240