Coronavírus 27/04/2020 - 16:34:16
Gabinete reduz demandas da CGJ em 80% em um mês de teletrabalho
Neste contexto de pandemia, servidores desenvolvem estratégias de comunicação digital e cumprem as demandas de acordo com a necessidade

Arte: Itawi Albuquerque Arte: Itawi Albuquerque

Cerca de 210 minutas de despachos, decisões e manifestações da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) foram preparadas pelos servidores da Assessoria do Gabinete do desembargador Fernando Tourinho, corregedor-geral da Justiça, em apenas um mês de teletrabalho. Com novas orientações a uma realidade diferente de desenvolvimento das funções de cada servidor, também foi possível alcançar a conclusão de mais de 90 processos em todos os fluxos do sistema SAJPG5.

De acordo com o chefe de gabinete Eloy Melo Júnior, o número de processos conclusos em 20 de abril de 2020 estava inferior a 30 e todos os que estavam nas diversas filas de trabalho tiveram uma resposta rápida, tanto do Gabinete, quanto do corregedor-geral Fernando Tourinho.

“Nesse período de teletrabalho, graças a uma boa estratégia adotada pelo corregedor e toda a assessoria do Gabinete, o acervo dos fluxos de Processos Administrativos Disciplinares em desfavor de magistrados, servidores judiciais, servidores extrajudiciais, inspeção judicial e extrajudicial administrativo foi reduzido em mais de 80% e o objetivo do corregedor é chegar no início do mês de maio sem processos atrasados, apenas manifestando-se acerca das demandas que chegam no dia a dia”, comentou Eloy Melo.

Os servidores do Gabinete entram em contato diariamente com a Chefia de Gabinete da CGJ/AL e com o SAJPG5, setores que dão suportes necessários para que os demais possam efetuar o cumprimento das decisões do corregedor-geral Fernando Tourinho.

No sistema SAJPG5, os fluxos são variados, desde processos das inspeções judiciais, as filas de processos disciplinares em desfavor de magistrados, servidores judiciais e extrajudiciais, até as demandas oriundas dos cartórios e serventias extrajudiciais de Alagoas. Além disso, há os fluxos relativos aos processos em trâmite perante o Conselho Estadual da Magistratura, do qual o corregedor-geral Fernando Tourinho é membro, com processos de sua relatoria. O gabinete também atua na análise de processos dos demais relatores que compõem o órgão e que necessitem da participação ou voto do corregedor.

Neste contexto de pandemia pelo Novo Coronavírus (Covid-19), e em obediência ao Ato Normativo Conjunto nº 4, os servidores do Gabinete têm desenvolvido estratégias de comunicação que estreitam o contato com o corregedor e entre os membros da equipe. Segundo Eloy, o teletrabalho tem propiciado que o servidor público possa dar sua carga de trabalho maior, no horário em que se sente mais produtivo.

“Diante da dificuldade que nos foi posta, o desembargador Fernando Tourinho e a Assessoria do Gabinete resolveram tirar algo positivo disso tudo e, em comum propósito, firmamos um pacto de oferecer a quem está vivendo cada um daqueles processos, uma resposta em tempo o mais razoável e célere possível, sem menoscabo da qualidade e responsabilidade necessárias a cada caso”, concluiu Eloy Melo.

A Assessoria do Gabinete também é composta por Rafael Feitosa, Gadara Cavalcante, Daniel Lessa, Caroline Cedrim, Marina Marques Luz, Mariana Miranda, Lisandra Omena e Marcos Lisboa.


Niel Antonio - Ascom CGJ/AL

imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826