Oficiais de justiça adotam medidas de prevenção durante isolamento social
Servidores são os únicos do TJAL que precisam ir às ruas cumprir mandados de urgência durante a pandemia do coronavírus
A oficiala de Justiça Anna Carolina Costa de Albuquerque, uma dos 330 oficiais de Alagoas, cumpriu mandado de medida protetiva imposta a um acusado de agredir a companheira. Durante o cumprimento, com apoio da Polícia Militar, na quinta-feira (23), Anna Carolina seguiu as medidas de prevenção, utilizando máscara e álcool gel, além de manter a distância recomendada.
Os oficiais de Justiça são os únicos servidores do Judiciário alagoano que precisam ir às ruas para cumprir mandados de urgência, e com a pandemia do Covid-19, têm adotado medidas de prevenção para evitar a proliferação do vírus.
Segundo o coordenador da Central de Mandados da Capital, Gustavo Macêdo, além do uso de máscara e álcool gel, os oficiais evitam colher o ciente dos diligenciados por prevenção. Durante o isolamento, eles fazem teletrabalho e plantões diários, com três oficiais de Justiça por dia, que são escalados para cumprir os mandados judiciais de urgência.
“Cada um fica responsável por 1/3 da cidade, nas zonas de plantão. Estamos cumprindo mandados de urgência, tais como relativo a questão de saúde, liberdade, afastamento de agressores do lar conjugal, busca e apreensão de idosos e menores, liberação de mercadorias perecíveis ou essenciais, dentre outras”, explica.
Para Gustavo, o trabalho dos oficiais também deve ser agradecido, devido a exposição que os servidores se submetem. “Estão levando a justiça até a casa dos jurisdicionados. Somos grupo de exposição, estamos nas ruas para levar a justiça até onde precisa chegar”, salienta.
Ainda de acordo com o servidor, os oficiais em teletrabalho utilizam e-mail e WhatsApp para intimações de vítimas de violência, grandes empresas, bancos, secretarias e delegacias.
Thaynara Monteiro - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240













