Coronavírus 29/04/2020 - 08:35:20
Mais de 809 mil atos processuais em 41 dias de teletrabalho no TJAL
Números reforçam produtividade de magistrados e servidores entre 16/03 e 26/04; teletrabalho prossegue até 15/05, conforme orientação do CNJ

O terceiro balanço da produtividade de magistrados e  servidores da área judicial relativo ao regime de teletrabalho, instituído no Poder Judiciário de Alagoas como forma de combate à proliferação do coronavírus, mostra que foram praticados 809.606 atos processuais, em 41 dias de trabalho, entre os dias 16/03 e 26 de abril.

Divulgados pela Presidência e pela Corregedoria Geral da Justiça, os números também mostram o seguinte: 70.548 despachos, 90.030 decisões, 4.638 julgados em segundo grau, 20.716 julgados em primeiro grau, 31.189 processos baixados e 592.485 atos cartorários praticados por servidores da área judicial.

Tecnologia e empenho de magistrados e servidores 

"O TJ tem trabalhado muito e tem o trabalho facilitado pela excelente ferramenta do teletrabalho, tecnologicamente muito bem desenvolvida pelo setor de TI do Tribunal. Não vamos parar. Tem que continuar e, se possível, produzir mais ainda", disse o presidente Tutmés Airan, para quem também se deve destacar o empenho de todos os servidores e de magistrados.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, destaca o trabalho desenvolvido pelos setores na informatização dos processos, como a tecnologia que gerencia o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), que possibilita o alcance das metas de julgamento de processos. 

“O que se percebe é a dedicação de magistrados e servidores para que o Judiciário mantenha o foco na prestação jurisdicional à sociedade. O TJAL, em ambas as instâncias, tem alcançado excelentes números de produtividade, resultado esse refletido no reconhecimento nacional pelo CNJ por sua produção. Isso é possível, repito, pelo esforço de desembargadores, juízes e servidores” comentou Fernando Tourinho.

Regime de teletrabalho foi prorrogado até 15 de maio

O regime de teletrabalho foi instituído pela Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) no dia 20 de março como forma de prevenção ao novo coronavírus. A medida segue resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Magistrados e servidores trabalhariam de forma remota até o dia 30 de abril, mas o prazo foi prorrogado para 15 maio, seguindo orientação do CNJ. Os oficiais de Justiça também atuam por teletrabalho, mas se deslocam para cumprir presencialmente determinações judiciais urgentes.

Maikel Marques - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - 4009.3240/3141