Coronavírus 06/05/2020 - 11:57:29
Enfermeira do TJAL orienta sobre higienização correta das mãos
Mãos devem ser lavadas antes e após o uso do banheiro, antes das refeições e antes de tocar boca, olhos e nariz; cuidados devem ser redobrados nessa época de pandemia

Arte: Itawi Albuquerque
Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do TJAL destaca importância da higienização correta das mãos

Nessa terça-feira, 5 de maio, foi celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. O objetivo da data, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é conscientizar para a importância dessa atitude, que ganha ainda mais importância nesse momento de pandemia. 

De acordo com a enfermeira Neuzianne de Oliveira Silva, do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a higienização correta das mãos evita a contaminação por microorganismos causadores de diversas doenças.

"As mãos podem ser um veículo importante de contaminação por entrar em contato direto com olhos, boca e nariz, facilitando, quando contaminadas, a introdução dos microorganismos patogênicos no nosso corpo", explicou.

Em tempos de pandemia da Covid-19, a enfermeira reforça a importância da lavagem regular e adequada das mãos, além do uso de máscaras e do cuidado com a imunidade, por meio de bons hábitos de sono, higiene e alimentação.   

"A OMS orienta a lavagem das mãos com água e sabão, sempre que possível e quando as mãos estiverem visivelmente sujas. Caso não seja possível a lavagem com água e sabão, a pessoa deve utilizar álcool em gel a 70%", afirmou Neuzianne.

Ainda segundo a enfermeira, molhar as mãos apenas com água não traz a higienização, visto que o sabão é a substância tensoativa que destrói os microorganismos. "As mãos devem sempre ser lavadas antes e após o uso do banheiro, antes das refeições, antes de tocar boca, olhos e nariz, antes e após colocar máscara de proteção individual, assim que chegar em casa e sempre que possível, pois estamos constantemente entrando em contato com microorganismos patogênicos", ressaltou.



A enfermeira lembrou ainda a necessidade de a pessoa retirar os anéis antes da lavagem das mãos e manter as unhas bem aparadas. "Em tempos de coronavírus, a OMS e o Ministério da Saúde recomendam não utilizar adornos, como anéis, pulseiras, brincos e relógio por serem um meio a mais de contaminação. Outra recomendação é a higienização adequada dos celulares, fonte importante de contaminação".

Como higienizar o celular

> Para higienizar a tela do celular, é possível usar lenços ou panos umedecidos com álcool etanol 70% ou álcool isopropílico 70% (específico para produtos eletroeletrônicos), sempre com movimentos suaves;

> Ao limpar o aparelho, recomenda-se que ele esteja desligado;

> Evite umidade nas aberturas do aparelho, incluindo a porta de carregamento, a entrada do fone de ouvido, microfones e alto falantes;

> Não coloque o aparelho imerso em agentes de limpeza e não use materiais de limpeza que contenham alvejantes ou agentes abrasivos.

Coronavírus

Em caso de dúvidas sobre o novo coronavírus, clique aqui e veja informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do TJAL disponibiliza o número 82 98184.1819 (whatsapp) para esclarecimentos dos servidores.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240