Mais de 140 mil selos digitais são emitidos em regime de teletrabalho
Coordenação do Selo Digital, que dá suporte aos serventuários, avalia os benefícios da tecnologia durante o distanciamento social
Foram 763 atendimentos realizados, integralmente, por meio de e-mails, telefones, Malote Digital e aplicativos. Arte: Itawi Albuquerque
Buscando a melhor forma de comunicação com os cartórios do Estado, os servidores que acompanham as demandas e esclarecem dúvidas sobre o Selo Digital continuam desenvolvendo suas atividades de forma remota. De acordo com o relatório apresentado pelo departamento, em um mês de teletabalho, foram emitidos 143.714 selos digitais.
Foram 763 atendimentos realizados, integralmente, por meio de e-mails (selodigital@tjal.jus.br), telefone celular, Malote Digital e por aplicativos de videoconferência, a exemplo do WhatsApp e, conforme explica o servidor Jonathan Araújo, em determinadas situações foi necessário que a equipe acessasse o computador do cartório solicitante de forma remota para avaliar a situação.
O setor responsável pelo funcionamento do Selo Digital não apresentou dificuldade para dar suporte aos serventuários, uma vez que boa parte do atendimento já não ocorria de forma presencial.
Para Jonathan, um dos motivos para o bom desempenho do Judiciário em regime de teletrabalho é a capacidade tecnológica. “Isso se deve a uma equipe técnica bem preparada para atender as demandas diante dessa situação atípica. Além de possuir uma infraestrutura necessária para a prestação das atividades”, pontuou o servidor da Coordenação do Selo Digital.
A comunicação entre as esferas da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) é estabelecida através do Intrajus e e-mails.
A equipe de desenvolvimento do sistema também está realizando seus trabalhos de forma remota. Por meio de uma plataforma online é possível realizar o controle das demandas que precisam ser desenvolvidas no sistema, além da realização de manutenção periódica. Os programadores verificam a demanda, realizam a programação e, posteriormente, encaminham para a realização de testes. Sendo aprovado, a modificação é incorporada no sistema do Selo Digital de forma definitiva.
Atualmente a equipe é composta pelos servidores Cleiton Silva, Felipe Alexandre, Igor Bento, Luiz Felipe, Marcos Albuquerque, Nathalia Lima e Wilson Felipe. A equipe está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Fernanda Santos - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 98162-1788














