Durante pandemia, Ascom apresenta produtividade dos setores e divulga regulamentações da CGJ
Conteúdos disponibilizados no site da instituição abordam as principais normativas estabelecidas em prol de uma prestação jurisdicional célere
Arte: Itawi Albuquerque
Durante esse período de pandemia pelo Novo Coronavírus (Covid-19), com os servidores da Justiça estadual em regime de teletrabalho, várias determinações foram feitas pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) e a divulgação delas para a imprensa, em virtude de sua importância para a sociedade, é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação, composta pelos jornalistas Itawi Albuquerque e Niel Antonio e também pela estagiária de Jornalismo Fernanda dos Santos.
“Trabalhar em tempos de pandemia está sendo um desafio, mas também é um momento de aprendizado e de busca por tecnologias que atendam às nossas necessidades. Quanto a isso, nossa equipe precisou inovar com alternativas viáveis para o cumprimento das atividades”, destacou o assessor de comunicação Niel Antonio.
Em contato direto com os setores, um dos objetivos durante esse período tem sido apresentar as atividades desenvolvidas na Corregedoria, cujas ações têm impacto social importante em Alagoas. Para isso, matérias foram produzidas sobre os principais provimentos, portarias e atos normativos conjuntos, que normatizam as atividades judiciais e extrajudiciais no Estado.
Para a chefe de gabinete Mariá Tenório, a Ascom tem garantido visibilidade pública à Corregedoria Geral da Justiça, com a produção de matérias institucionais que decifram decisões e atas, de forma clara, simples e objetiva.
“A visão de outrora de que a assessoria de comunicação era um setor de pouca importância não faz mais sentido; hoje se reconhece a imprescindibilidade do departamento para uma gestão de melhor qualidade. Também destaco a excelência dos profissionais Niel, Itawi e Fernanda na execução das atividades, com dedicação, disponibilidade, responsabilidade e conhecimento técnico impressionante”, comentou Mariá Tenório.

Mariá Tenório, chefe de gabinete da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas. Foto: Itawi Albuquerque
Mariá também destaca o trabalho da Ascom na comunicação visual/audiovisual, que teve início com a produção de matérias sobre as inspeções no Estado, como também de apresentar para a sociedade a força de trabalho humana da Corregedoria.
“A Ascom aproxima a instituição dos servidores e jurisdicionados, quebrando a frieza de um setor público, dando vida e calor humano às atividades desenvolvidas. Ela afasta o tabu da distância e aproxima a população da figura do corregedor-geral Fernando Tourinho, assim como orienta sobre os entraves surgidos no Poder Judiciário alagoano”, concluiu Mariá.
A Ascom também tem a responsabilidade de atendimento à imprensa, com marcação de entrevistas com o assessorado, criação de infográficos de maneira geral, edição de fotos e vídeo, além de acompanhar as reuniões que, nesse período, têm ocorrido de maneira remota.
“Temos buscado atender à Corregedoria, seja por meio de produção de pautas e matérias, artes, vídeos, edição de infográficos, dentre outros, sempre com o objetivo de garantir que nosso material seja divulgado na mídia. Além disso, temos realizado videoconferências para alinhar atividades”, ressaltou o fotojornalista Itawi Albuquerque.
Novas experiências também são adquiridas pela estagiária de jornalismo Fernanda dos Santos. “Mesmo diante do isolamento social, nós estamos conseguindo manter uma boa organização das atividades que estão acontecendo durante esse período atípico. Isso se deve, especialmente, a nossa busca constante de melhoria na comunicação interna e externa da CGJ”, explicou Fernanda.
Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 98162-1788













