Fernando Tourinho participa de IV Encontro da Rede Nacional de Cooperação
Evento foi realizado por meio de videoconferência e buscou, dentre outras medidas, discutir os atos de cooperação jurisdicional em âmbito nacional
Evento contou com a apresentação do presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli. Foto: Itawi Albuquerque
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, e o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL), João Paulo Martins, marcaram presença no IV Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária. O evento aconteceu por meio de videoconferência através da plataforma Cisco Webex e buscou, dentre outras medidas, direcionar os atos de cooperação jurisdicional.
O evento foi coordenado pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Mário Guerreiro e contou com a apresentação do presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, tratando do acompanhamento e da supervisão das medidas tomadas pelo CNJ e pelos Tribunais estaduais na prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
Para o atual corregedor nacional e recém-eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, o CNJ está atento e vem adotando medidas relativas à realização de trabalho remoto muito antes de se falar em qualquer crise no sistema de saúde, o que nos permite atuar de forma quase normal. “Em linhas gerais, sobre o funcionamento dos serviços judiciários, com o objetivo de prevenir o contágio e garantir o acesso à justiça neste período emergencial”, disse o corregedor nacional.
Além disso, também foi apresentada uma minuta de resolução que estabelece diretrizes e procedimentos sobre a cooperação judiciária nacional entre os órgãos do Poder Judiciário e outras providências.
De acordo com o corregedor de Alagoas, o encontro se mostrou bastante proveitoso, tendo como principal direcionamento os atos de cooperação entre os tribunais. “Muitos impasses existentes entre os tribunais nacionais poderiam ser evitados e resolvidos por meio da cooperação. De forma que, a discussão em torno da temática traz um desenvolvimento necessário ao Judiciário”, pontuou Fernando Tourinho.
Fernanda dos Santos - Ascom CGJ/AL, com informações do CNJ
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 98162-1788













