"Esmal ao Vivo" promove debate sobre ética, verdade, democracia e segurança
Encontro no Instagram reuniu professores Alberto Jorge Correia e Adrualdo Catão
Segunda live do projeto Esmal ao Vivo aconteceu na tarde desta quarta-feira (10).
O papel do Direito Penal como regulador da intolerância em nossa sociedade, conceitos e dilemas sobre ética, verdade, democracia e segurança. Esses foram alguns dos assuntos discutidos pelo juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador Geral de Cursos da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e pelo professor Adrualdo Catão, também da Ufal, nessa quarta-feira (10). Os dois participaram do projeto Esmal ao Vivo, que promove lives no Instagram para tratar de assuntos relacionados à pandemia da Covid-19 e suas repercussões.
Segundo o magistrado Alberto Jorge, a impunidade é um dos fatores para que as pessoas não temam a lei e por isso cometam atos antiéticos e de intolerância extrema. “A impunidade gera irresponsabilidade, e o Direito Penal é um instrumento de combate a isso”, afirmou. “Ainda há, em grande parte da sociedade, uma intolerância contra os negros, a mulher e outros grupos. É difícil combater isso sem avaliar o processo histórico e sem oferecer educação de qualidade. No entanto, quando as pessoas não têm argumentos sólidos para defender ideias, a tendência é que elas façam isso com autoritarismo e preconceito”, arrematou Alberto Jorge, durante a transmissão ao vivo.
Para o professor Adrualdo Catão, com a facilidade atual de expor pensamentos pela internet, ideias cada vez mais intolerantes são propagadas. “As pessoas, utilizando esse canal fácil e simples para se manifestarem, estão tendo opiniões cada vez mais fortes e intransigentes. Notamos ainda que quanto menos conhecimento você tem do tema, mais firme é a sua opinião sobre ele”, explicou.
O projeto “Esmal ao Vivo” seguirá com lives no Instragram do TJAL (@tjal.oficial), com programação prevista até o mês de agosto. O próximo encontro ocorre na quinta-feira (18), às 17h, com o tema “A pandemia e a sua repercussão nos contratos civis (locação, seguros, saúde e outros assuntos)”. Na ocasião, o professor Gustavo Souza Lima (Esmal/ Juiz TJAL) convidará o professor Marcos Ehrhardt (Ufal/ Advogado OAB-AL) para o debate. Confira a cronograma das lives aqui.
Esmal TJAL - LF
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378













