Esmal 22/06/2020 - 16:54:41
Clube do Livro: Direito e Literatura revisita textos clássicos de Machado de Assis
Três contos do escritor foram discutidos na reunião de junho, realizada por videoconferência

A última obra a ser debatida pelo grupo neste ciclo será Farenheit 451. A última obra a ser debatida pelo grupo neste ciclo será Farenheit 451. Foto cedida pelo grupo

?Três contos do escritor Machado de Assis foram escolhidos pelo Clube do Livro: Direito e Literatura, para serem discutidos no encontro virtual do mês de junho. Por meio da leitura e debate de O Alienista, A Teoria do Medalhão e O Espelho, contidos no livro "Papéis Avulsos", o grupo apontou semelhanças entre o pensamento descrito pelo autor no fim do século XIX e o da sociedade atual.

Para Gustavo Tenório, membro do Clube e um dos seus idealizadores, os clássicos da literatura possibilitam ampliar as possibilidades de interpretação a cada nova visita ao texto. A perenidade, segundo ele, acontece por estes tratarem do que há de mais essencial na alma humana. 

“No conto O Alienista, observamos como a humanidade lida com patologias ainda desconhecidas ou pouco estudadas. O grupo percebeu que parte das reações e angústias dos personagens se assemelham com o que estamos vivendo atualmente com a pandemia da Covid-19. Já nos demais contos, nos deparamos com perspectivas de relações sociais vazias e estratégias de ascensão social a partir da criação de aparências que não correspondem com a veracidade dos indivíduos”, destacou o servidor do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL)

Sobre o clube

Periodicamente o Clube abre vagas para que magistrados e servidores possam se inscrever. As reuniões geralmente ocorrem na última quinta-feira de cada mês, a partir das 19h. Com a pandemia de Coronavírus, as reuniões têm sido realizadas por meio do aplicativo Google Meet. Ao final de cada ciclo de seis encontros é emitido um certificado de participação com carga horária de 18 horas. A última obra a ser debatida pelo grupo neste ciclo será Farenheit 451, de Ray Bradbury.

Carolina Amancio - Esmal/TJAL

imprensa@tjal.jus.br